×

Incra atende pedido da deputada Jaqueline Cassol e EFA de Cacoal recebe recursos atrasados

Escola Agrícola Padre Ezequiel Ramin estava sem receber repasse do Governo Federal desde o inicio do ano.

Incra atende pedido da deputada Jaqueline Cassol e EFA de Cacoal recebe recursos atrasados

Fotografia: Assessoria

Após intervenção da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) efetuou o empenho e liberou o pagamento de R$ 552 mil, referentes ao Programa Nacional de Educação na Área de Reforma Agrária (Pronera) para a Escola Agrícola Padre Ezequiel Ramin (EFA), de Cacoal. O repasse estava atrasado desde o início do ano e foi liberado no dia 1º de agosto, através da atuação da deputada.

Através do Pronera, cerca de 80 alunos vão concluir a formação técnica em agropecuária em dezembro de 2019. O programa assiste esses jovens através da oferta de material escolar, uniforme e alimentação. Sem receber o repasse do Governo Federal, o atendimento adequado a esses alunos estava em risco, especialmente pelo atraso no salário dos professores, compra de alimentação e manutenção da escola.

Por isso, em junho, a deputada se reuniu com o presidente do Incra, General Jesus Correa, e cobrou o pagamento, essencial para manter o programa de educação no campo. À época, o General explicou que o orçamento do Instituto era insuficiente para honrar todos as dívidas, mas que tentaria priorizar a liberação desse recurso para Cacoal.

Publicidade

Agora, com o dinheiro em conta, a diretora da escola, Maria José, agradeceu o intermédio da deputada federal Jaqueline Cassol na liberação do recurso. “Nós procuramos a deputada Jaqueline para pedir ajuda com relação a esse assunto e de pronto fomos atendidos. A deputada foi até o Incra interviu por nós e agora os recursos estão na conta. Só temos a agradecer o trabalho de Jaqueline Cassol, graças a ela os nossos alunos vão poder se formar”.

Escola Padre Ezequiel Ramin

A Escola Agrícola Padre Ezequiel Ramin está localizada em Cacoal e atende jovens de 17 municípios da região da Zona da Mata. Em 30 anos de existência se tornou referência no ensino profissionalizante em cursos técnicos agrícolas. Em 2017 a escola foi incluída no PRONERA. O Objetivo do programa é fortalecer a educação no campo, com metodologias específicas para a fortalecimento da economia na área rural e promoção do desenvolvimento sustentável.

Ver comentários

Continue Lendo...

Eleições municipais têm mais de 545 mil candidatos

Dados estão sendo atualizados pelo TSE.

Leia Mais
Brasil terá cota adicional na exportação de açúcar aos EUA

Anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro pelas redes sociais.

Leia Mais
Jaqueline Cassol cobra recursos para ampliação do sistema de abastecimento de água de Cacoal

Em reunião com o Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão deputada pediu agilidade nos repasses dos recursos.

Leia Mais
Presidente da Assembleia Legislativa denuncia perseguição a produtores de Rondônia pela Sedam

Parlamentar explica que há uma inversão de valores, pois quem trabalha e produz está sendo tratado como bandido.

Leia Mais
Marcos Rogério e Laerte Gomes garantem vitória para Rondônia: ANEEL rechaça aumento de energia

Segundo senador rondoniense, MP 998 obriga sistema nacional a reposicionar o Estado no mapa geolétrico, o que deve reduzir em 12% o valor das contas.

Leia Mais