×

Publicidade

Mosquini quer revalida de medicina também por universidades privadas

Mosquini quer revalida de medicina também por universidades privadas

(Foto: Câmara dos Deputados)

O Deputado Federal Lucio Mosquini apresentou na Câmara dos deputados, o Projeto de Lei n. 3367/2019, que dispõe sobre a inclusão de universidades privadas entre as instituições de ensino superior (IES) que podem revalidar diplomas de graduação de IES estrangeiras.

A proposta apresentada pelo Deputado versa sobre a revalidação dos diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras, podendo ser emitidos por universidades que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, as quais poderão realizar exames nacionais destinados à revalidação de diplomas de cursos superiores específicos, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

Atualmente a revalidação de diplomas de graduação estrangeiros é de competência restrita às universidades públicas, conforme previsto no § 2º do art. 48 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Publicidade

No entanto, neste artigo, o mesmo não ocorre no que se refere à pós-graduação, nos quais o reconhecimento é efetuado por “universidades”, genericamente, sem especificar se públicas ou privadas.

“Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior” (art. 48, § 3º).

Por essa razão, a inclusão de universidades privadas entre as instituições de ensino superior (IES) que podem revalidar diplomas de graduação de IES estrangeiras é medida necessária para harmonizar a legislação e permitir que as universidades privadas também possam assumir essa relevante missão para a sociedade brasileira.

Mosquini acredita que com essa alteração, as universidades privadas passarão a ter autonomia para efetuar as revalidações de diplomas do exterior e, inclusive, poderão realizar o Revalida, exame destinado a promover a revalidação de diplomas estrangeiros para os cursos de graduação em Medicina.

O PL deverá passar por pelo menos quatro comissões antes de ser aprovado.

Ver comentários

Continue Lendo...

Presidente Laerte Gomes prestigia inauguração de equipamento de radioterapia de alta tecnologia no Hospital de Amor da Amazônia

Parlamentar anunciou doação de R$ 4 milhões para a entidade considerada maior centro de tratamento oncológico do Norte do país.

Leia Mais
Rondônia alinha estratégias para avançar na reforma da previdência

Em reunião realizada na quarta-feira (19), no Palácio Rio Madeira, com a equipe econômica do Governo de Rondônia e representantes da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e Associação do Ministério Público do Estado de…

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes atende lideranças de Espigão D’Oeste e Ministro Andreazza

Parlamentar recebeu vereadores dos dois municípios para discutir apoio nas próximas eleições e liberação de emendas.

Leia Mais
Ato cívico marca primeiro hasteamento da bandeira da Assembleia Legislativa, escolhida via concurso público

Presidente Laerte Gomes destaca que pavilhão simboliza a pluralidade e a importância do Parlamento para a democracia.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes prestigia evento do Governo voltado ao desenvolvimento sustentável de Rondônia

Na solenidade foram entregues 22 veículos e 20 drones para fortalecer a meta prevista no Plano Estratégico do Governo.

Leia Mais
Luiz Paulo Batista esclarece sobre o fim das coligações nas eleições de 2020

Além de advogado, ele é Secretário-Geral dos Progressistas em Rondônia.

Leia Mais