×

Publicidade

Presidente da Assembleia Legislativa defende reabertura do comércio e testes massivos na população para definir quarentena social

Parlamentar indica indenização as categorias que permanecerão paralisadas.

Presidente da Assembleia Legislativa defende reabertura do comércio e testes massivos na população para definir quarentena social

Foto: Marcos Figueira - ALE/RO

A Assembleia Legislativa, através de seu presidente Laerte Gomes, defendeu a reabertura da maioria das atividades no comércio em Rondônia, diante do medo da população com o desemprego e a falta de recursos financeiros para satisfazer necessidades básicas. A Casa de Leis tem assento no Gabinete de Integração de Acompanhamento e Enfrentamento ao Coronavírus, reunindo outros chefes de Poderes. O Decreto nº 24.887 de 20 de março assinado pelo governador Marcos Rocha estabeleceu uma série de limitações na economia e quarentena social para combater a disseminação do novo coronavírus. O texto legal vence neste sábado, 4.

Por outro lado, Laerte entende ser necessário a proibição para alguns serviços, mas desde que o Governo crie ferramentas para indenizar os trabalhadores autônomos desses setores. O parlamentar também defendeu que as aulas permaneçam suspensas. Para o deputado, o comércio que receber o “sinal verde” do Executivo precisará cumprir normas sanitárias como a limpeza de equipamentos; disponibilidade de insumos, como álcool em gel 70%, luvas, máscaras e demais ferramentas recomendas pela Organização Mundial de Saúde para higiene dos funcionários, distribuidores e demais participantes da atividade, assegurando um ambiente adequado para assepsia.

O presidente da Assembleia Legislativa recomendou ao Governo a compra urgente de 200 mil kits para testes em massa da população. A ideia é mapear as vítimas do coronavírus, mantê-los em isolamento social, e permitir as pessoas sadias que retomem suas atividades normais, evitando a disseminação da doença e garantindo a economia.

Publicidade

Ver comentários

Continue Lendo...

Presidente Laerte Gomes apresenta ações da Assembleia Legislativa no combate à Covid-19

Ele manifestou sua preocupação em encontrar uma alternativa para proteger a saúde e garantir a atividade econômica.

Leia Mais
Presidentes do PP no Cone Sul de Rondônia participam de reunião por videoconferência

O calendário das próximas reuniões será divulgado pela Executiva Estadual.

Leia Mais
Laerte Gomes anuncia a liberação de R$ 1,360 milhão para apoiar Presidente Médici

Presidente da Assembleia Legislativa garantiu os investimentos, beneficiando diversos setores do município.

Leia Mais
Volta ao Senado projeto que proíbe corte de serviços essenciais em fim de semana

O Projeto de Lei 669/2019, que proíbe o desligamento de serviços públicos como água e energia elétrica nas sextas-feiras, fins de semana e feriados, retornará ao Senado para análise devido às mudanças feitas na Câmara….

Leia Mais
Câmara pode votar hoje urgência para projeto que adia o Enem

Mudança decorre da crise causada pelo novo coronavírus.

Leia Mais
Laerte Gomes pede urgência na certificação de funcionamento de Aeroporto de Ji-Paraná

Parlamentar elencou medidas que deverão ser tomadas de acordo com normas técnicas da ANAC e Decea.

Leia Mais