×

Presidente da Assembleia Legislativa denuncia perseguição a produtores de Rondônia pela Sedam

Parlamentar explica que há uma inversão de valores, pois quem trabalha e produz está sendo tratado como bandido.

Presidente da Assembleia Legislativa denuncia perseguição a produtores de Rondônia pela Sedam

Foto: Marcos Figueira - ALE/RO

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), afirmou estar bastante indignado com a atitude da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que está perseguindo e multando o setor produtivo. “É esse setor que está salvando o Brasil, mas os produtores reclamam com razão quando dizem que estão sendo tratados como bandidos. Eles pedem socorro”, prosseguiu o parlamentar.

De acordo com as denúncias recebidas pelo presidente Laerte Gomes, a Sedam e a Polícia Ambiental estão agindo de forma covarde, notificando e já multando. Dessa forma, pressionam produtores rurais da BR-429 em São Francisco do Guaporé e Costa Marques, e ainda no distrito de São Domingos. O parlamentar disse ser necessário convocar o comandante do Batalhão Ambiental e o secretário da Sedam para dar explicações.

“Somos um Estado produtivo, e essa produção está salvando Rondônia nesse grave momento que passamos com a Covid-19. Os produtores rurais que desenvolvem esse importante trabalho agora são perseguidos por uma política criminosa executada na Sedam e na Polícia Ambiental, com essa pressão de multas, pressão em cima de quem produz e faz acontecer”, afirmou o presidente da Assembleia.

Publicidade

O presidente Laerte Gomes recebeu cópias de notificações dadas a esposas de produtores, ordenando que elas comunicassem aos maridos que comparecessem em São Francisco do Guaporé, sob pena de serem lavradas medidas administrativas.

“Os produtores rurais estão se sentindo ameaçados pela Sedam e pelo Batalhão de Polícia Ambiental. Chegam com metralhadoras em propriedades rurais, onde há crianças e pessoas trabalhando honestamente. As famílias do campo dizem não ser contra a preservação, e se dispõem a buscar um meio de preservar, mas o que está acontecendo é um exagero. É impossível concordar com essa atitude, porque os próprios produtores já disseram que concordam com o reflorestamento”, finalizou o presidente Laerte Gomes.

Ver comentários

Continue Lendo...

Deputada de Rondônia é condecorada com a Ordem Mérito Aeronáutico

Jaqueline Cassol é uma das únicas mulheres civis a receber a comenda Grande-Oficial.

Leia Mais
Bolsonaro nomeia Kassio Nunes Marques como ministro do STF

Desembargador teve nome aprovado pela CCJ e plenário do Senado.

Leia Mais
Assembleia instala Conselho de Ética e define presidente e vice

Ato de nomeação já foi assinado pelo presidente Laerte Gomes e publicado no Diário Oficial.

Leia Mais
Deputada Jaqueline Cassol confirma construção do quartel da PM em Rolim de Moura

O recurso foi empenhado no início do mês pelo Ministério da Justiça e será executado pela secretaria de Estado da Segurança Pública de Rondônia.

Leia Mais
Afastada por suposto esquema de proprina, prefeita renuncia candidatura à reeleição em Cacoal

Glaucione Rodrigues encaminhou carta assinada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), protocolada em 14 de outubro. Prefeita afastada segue presa em Porto Velho.

Leia Mais
CPI relata abusos cometidos pela Energisa aos membros da bancada federal de Rondônia

Deputados lamentaram a ausência de representantes da Aneel.

Leia Mais