×

Presidente Laerte Gomes critica preciosismo do Detran em antecipar mudança das placas para o modelo Mercosul

Rondônia tem prazo até 31 de janeiro de 2020, mas Detran antecipa e pode causar problemas para usuários.

Presidente Laerte Gomes critica preciosismo do Detran em antecipar mudança das placas para o modelo Mercosul

Foto: Marcos Figueira - ALE/RO

Ao lembrar que o prazo final para implantação da nova Placa de Identificação Veicular (PIV), modelo Mercosul, foi prorrogado para o dia 31 de janeiro de 2020, conforme Resolução publicada no Diário Oficial da União pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes, lamentou a decisão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de antecipar a mudança para o dia 2 de dezembro deste ano, gerando problemas para as concessionárias e consumidores que estão adquirindo novos veículos. Segundo observou Laerte Gomes, não se trata apenas da troca de placa, mas de todo o sistema do órgão e treinamento dos servidores para adoção das novas regras.

Segundo o parlamentar, corre-se o risco do presidente da República, Jair Bolsonaro, cumprir a promessa que fez em recente publicação nas redes sociais e mandar suspender a alteração da placa até o dia 31 de janeiro do próximo ano. “O próprio presidente da República é contra. Diz que não acrescenta em nada ao contribuinte; pelo contrário, tira”, defendeu Laerte Gomes. “E na pior das hipóteses o Brasil também pensa em sair do bloco Mercosul e se acontecer a placa fica sem sentido”, acrescentou o presidente da Assembleia Legislativa.

Laerte Gomes considerou a decisão do diretor-geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, atabalhoada e de um preciosismo desnecessário. “O Estado precisa trabalhar com o seu cidadão e não utilizando medidas para amealhar ainda mais o bolso do contribuinte”, criticou o parlamentar. O presidente da Assembleia Legislativa foi um dos primeiros parlamentares a se levantar na Casa de Leis contra o que considera abusos do Detran na cobrança de taxas, muito maiores que em outros vários estados da Federação.

Publicidade

Entenda o problema 

Mesmo com o prazo final marcado para o dia 31 de janeiro de 2020, o Detran de Rondônia resolveu antecipar as novas regras da mudança de placa, citando a Resolução 770/2018, cuja data de eficácia foi suspensa 3 vezes. A mudança de placa vale para veículos novos; automóveis que precisem trocar de chapas em decorrência de mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da chapa; e veículos transferidos de município ou estado. O problema reside no primeiro quesito porque clientes e concessionárias enfrentarão um grande problema burocrático no final de ano para emplacar seus veículos.

Ver comentários

Continue Lendo...

Jaqueline Cassol conquista R$ 11 milhões para combate ao Coronavírus

Recursos extras serão investidos em 27 municípios.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes indica ao Poder Executivo instituição de auxílio financeiro para professores da rede pública estadual

Sintero afirma que educadores estão tendo gastos extras ao adotar modalidade de ensino à distância em razão da pandemia.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes confirma empenho de quase R$ 190 mil para agroindústria de Alvorada do Oeste

Recurso atenderá a Associação dos Agricultores e Piscicultores de Alvorada do Oeste.

Leia Mais
Maia diz que acordo para adiamento das eleições ainda está longe

Presidente da Câmara tenta fechar consenso até a quarta-feira.

Leia Mais
Jaqueline Cassol solicita respiradores e medicamentos para Rolim de Moura

A solicitação foi de três aparelhos de ventilação pulmonar para equipar a sala vermelha da unidade do Hospital Municipal de Rolim de Moura.

Leia Mais