×

Publicidade

Presidente Laerte Gomes indica criação de policlínica em Ji-Paraná

Parlamentar propôs ao Governo a realização de estudos para a implantação de uma estrutura nos moldes da Policlínica Oswaldo Cruz .

Presidente Laerte Gomes indica criação de policlínica em Ji-Paraná

Fotografia: Diego Queiroz-Decom-ALE-RO

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou ao Poder Executivo a criação de uma policlínica no município de Ji-Paraná com a competência operacional de promover assistência à saúde da população, executando os programas relacionados com a Política Nacional de Saúde por meio de atendimento ambulatorial.

Segundo Laerte Gomes, notícias de autoridades e gestores, reclamando que grande parte das demandas de atendimento nos hospitais, não deveriam ser encaminhadas a tais unidades, e sim, à rede de atendimento básico e nos organismos especializados.

“Por outro lado, esta tem sido a opção da população, diante da carência de atendimento especializado na área da saúde, notadamente, no interior do estado”, ressaltou Laerte.

Publicidade

Desta forma, o presidente propôs ao Governo do Estado que sejam realizados estudos, no sentido de criar, na estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a exemplo da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, uma Policlínica Estadual em Ji-Paraná que contará com um Núcleo de Execução de Programas Especiais, Equipe de Atendimento Geral e uma Equipe de Serviços Técnicos.

“A Policlínica Estadual de Ji-Paraná deverá oferecer serviços em fisioterapia, odontologia, psicologia, serviço social, nutrição, atendimento psicossocial, gestação de alto risco, assistência à saúde do idoso e contar com pelo menos 30 especialidades médicas. A nova unidade deverá contar com todos os serviços ambulatoriais oferecidos pelo Sistema Único de Saúde”, frisou o presidente.

Em resposta, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo enviou ofício explicando que a organização de ambulatórios especializados como (POC) está passando por uma nova modelagem, com objetivo de trazer mais resultados à população, conforme necessidades levantadas na Atenção Primária à Saúde.

“O novo modelo de organização das unidades ambulatoriais está sendo estruturado a partir da Planificação da Atenção Primária à Saúde, que se encontra em execução no município. A primeira unidade do novo modelo já existe e atende ao público materno infantil, na sequência da execução das ações, outras propostas de ambulatórios especializados serão estruturadas de acordo com a necessidade da população da região”, citou Fernando Máximo no ofício em resposta a solicitação do presidente Laerte Gomes.

Ver comentários

Continue Lendo...

Presidente Laerte Gomes apresenta ações da Assembleia Legislativa no combate à Covid-19

Ele manifestou sua preocupação em encontrar uma alternativa para proteger a saúde e garantir a atividade econômica.

Leia Mais
Presidentes do PP no Cone Sul de Rondônia participam de reunião por videoconferência

O calendário das próximas reuniões será divulgado pela Executiva Estadual.

Leia Mais
Laerte Gomes anuncia a liberação de R$ 1,360 milhão para apoiar Presidente Médici

Presidente da Assembleia Legislativa garantiu os investimentos, beneficiando diversos setores do município.

Leia Mais
Volta ao Senado projeto que proíbe corte de serviços essenciais em fim de semana

O Projeto de Lei 669/2019, que proíbe o desligamento de serviços públicos como água e energia elétrica nas sextas-feiras, fins de semana e feriados, retornará ao Senado para análise devido às mudanças feitas na Câmara….

Leia Mais
Câmara pode votar hoje urgência para projeto que adia o Enem

Mudança decorre da crise causada pelo novo coronavírus.

Leia Mais