×

Publicidade

Reajuste de preço dos produtos da agricultura familiar é solicitado pela deputada Jaqueline Cassol

jaquelinecassol - Reajuste de preço dos produtos da agricultura familiar é solicitado pela deputada Jaqueline Cassol - correio de rondônia

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) se reuniu, nesta quinta-feira (13), com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Newton Araújo Júnior,  para solicitar o reajuste dos preços dos produtos da agricultura familiar, especialmente o feijão. Também participaram da reunião o diretor executivo de Operações e Abastecimento, Bruno Scalon, superintendente de Gestão da Oferta, Wellingon Silva Teixeira, a superintendente de Suporte à Agricultura Familiar, Kelma Christina de Melo e a chefe de Assessoria Parlamentar, Érica Amorim.

A intervenção da deputada foi uma solicitação dos produtores rurais, pois o preço mínimo do feijão estabelecido pela Conab no estado varia de R$69,00 a R$82,44, muito mais baixo em relação aos custos de produção. Além disso, esse valor é inferior ao pago pelo Ministério da Cidadania, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Publicidade

Durante a reunião, a deputada reforçou a importância de atender o homem do campo. “O produtor familiar precisa de assistência técnica e políticas de fortalecimento para conseguir lograr êxito em seu negócio. A Conab desenvolve políticas de preço mínimo, compra de balcão e outras estratégias de fortalecimento da agricultura familiar. Essa reunião tem o objetivo de auxiliar o produtor a continuar empreendendo”, pontuou Jaqueline Cassol.

De acordo com o nono levantamento de grãos da Conab, divulgado este mês, em Rondônia a área de plantio do feijão é de 9,4 mil hectares, a produtividade aumentou em 0,7% entre a safra 2018/2019 e a anterior; e a produção atual é de 8,2 mil toneladas, um aumento de 1,2% com relação a safra do ano passado. Além do feijão, os presentes trataram também de questões relacionadas à produção do café na região da Zona da Mata. O presidente da Conab, Newton Araújo Júnior, informou que solicitará um levantamento da equipe técnica de Rondônia, para verificar a possibilidade de reajustar os preços.

Fonte: Assessoria de imprensa

Ver comentários

Continue Lendo...