×

Publicidade

Secretário da Educação mostra ações e projetos na Comissão de Educação

Suamy Vivecananda também recebeu um levantamento da situação das escolas, feito pelo gabinete do deputado Lazinho.

Secretário da Educação mostra ações e projetos na Comissão de Educação

Fotografia: José Hilde-Decom-ALE/RO

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta quarta-feira (11), no plenarinho 01, sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT), com a presença dos deputados Adelino Follador (DEM), Ismael Crispin (PSB) e Cabo Jhony Paixão (Republicanos).

A Comissão distribuiu algumas matérias e recebeu o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda, que fez um relato das ações e dos projetos desenvolvidos pela pasta.

Na ocasião, Vivecananda recebeu um levantamento, realizado pela equipe do gabinete do deputado Lazinho, sobre a situação de cerca de 60% das escolas estaduais. “A intenção é contribuir, poder levar informação precisa sobre a realidade. Com esse levantamento em mãos, podemos planejar e trabalhar ações para trazer melhorias à educação”, disse Lazinho.

Publicidade

O secretário explicou que as ações da Secretaria, priorizam o Plano Estadual de Educação, com ênfase em investimentos no ensino médio. “Temos ajudado e trabalhado em conjunto com os municípios, para apoiar o ensino fundamental, mas sem deixar de cumprir com a nossa obrigação no ensino médio”, observou.

Os deputados haviam solicitado informações acerca da necessidade de pessoal por município e função, nas 18 regionais da Seduc. O secretário informou que o levantamento apontou uma necessidade aproximada de 1600 professores, cerca de 340 administrativos, e técnicos educacionais, em variadas funções, na ordem de 2 mil.

“Fizemos o chamado do concurso emergencial e outras ações para suprir essas necessidades, além de termos promovido algumas adequações. Também tivemos, entre de 2018 a 2019, a efetivação de cerca de duas mil aposentadorias na Seduc”, completou.

Os membros da Comissão agradeceram e parabenizaram a Seduc pelo envio do projeto, aprovado pelos deputados, que assegura o pagamento do piso nacional do magistério aos professores da rede estadual, além de melhorias nos vencimentos dos técnicos e analistas educacionais.

Integrantes da Comissão irão no próximo dia 18 à cidade de Sobral, no Ceará, que possui as melhores notas de avaliação do ensino no país, e convidou o secretário para se integrar a comitiva, que vai buscar informações acerca da política educacional do município cearense.

Ver comentários

Continue Lendo...

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

O presidente da Câmara assegurou que Projeto de Lei que institui o Revalida no Brasil será votado em uma semana.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes assina Termo de Instalação do Profaz

Parlamentar integra o conselho diretor do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais.

Leia Mais
Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos

Ele defende união de forças para garantir que responsabilidades dos Poderes do Estado se cumpram.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes é autor de projeto que institui o Dia Estadual do Adventista

A data deverá ser celebrada anualmente no dia 22 de outubro.

Leia Mais
Projeto “Conheça Porto Velho” leva alunos ao resgate do pertencimento histórico em Rondônia

Uma das metas do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, é trazer o resgate e o sentimento de pertencimento a essa e as próximas gerações. Um sentimento de amor pela cultura, pelas pessoas e pelo…

Leia Mais