×

Secretário da Educação mostra ações e projetos na Comissão de Educação

Suamy Vivecananda também recebeu um levantamento da situação das escolas, feito pelo gabinete do deputado Lazinho.

Secretário da Educação mostra ações e projetos na Comissão de Educação

Fotografia: José Hilde-Decom-ALE/RO

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta quarta-feira (11), no plenarinho 01, sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT), com a presença dos deputados Adelino Follador (DEM), Ismael Crispin (PSB) e Cabo Jhony Paixão (Republicanos).

A Comissão distribuiu algumas matérias e recebeu o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda, que fez um relato das ações e dos projetos desenvolvidos pela pasta.

Na ocasião, Vivecananda recebeu um levantamento, realizado pela equipe do gabinete do deputado Lazinho, sobre a situação de cerca de 60% das escolas estaduais. “A intenção é contribuir, poder levar informação precisa sobre a realidade. Com esse levantamento em mãos, podemos planejar e trabalhar ações para trazer melhorias à educação”, disse Lazinho.

Publicidade

O secretário explicou que as ações da Secretaria, priorizam o Plano Estadual de Educação, com ênfase em investimentos no ensino médio. “Temos ajudado e trabalhado em conjunto com os municípios, para apoiar o ensino fundamental, mas sem deixar de cumprir com a nossa obrigação no ensino médio”, observou.

Os deputados haviam solicitado informações acerca da necessidade de pessoal por município e função, nas 18 regionais da Seduc. O secretário informou que o levantamento apontou uma necessidade aproximada de 1600 professores, cerca de 340 administrativos, e técnicos educacionais, em variadas funções, na ordem de 2 mil.

“Fizemos o chamado do concurso emergencial e outras ações para suprir essas necessidades, além de termos promovido algumas adequações. Também tivemos, entre de 2018 a 2019, a efetivação de cerca de duas mil aposentadorias na Seduc”, completou.

Os membros da Comissão agradeceram e parabenizaram a Seduc pelo envio do projeto, aprovado pelos deputados, que assegura o pagamento do piso nacional do magistério aos professores da rede estadual, além de melhorias nos vencimentos dos técnicos e analistas educacionais.

Integrantes da Comissão irão no próximo dia 18 à cidade de Sobral, no Ceará, que possui as melhores notas de avaliação do ensino no país, e convidou o secretário para se integrar a comitiva, que vai buscar informações acerca da política educacional do município cearense.

Ver comentários

Continue Lendo...

Jaqueline Cassol propõe pagamento de indenização de fronteira para agentes de execução penal

Indenização já é paga a servidores federais que são lotados em áreas fronteiriças.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes fiscaliza obras na ponte sobre o Rio Urupá em Ji-Paraná

DER está executando o aterro das cabeceiras da ponte após parlamentar intervir junto ao Governo.

Leia Mais
Prefeito e vice de Jaru recebem visita do secretário-geral dos Progressistas Rondônia

O encontro ocorreu na última sexta-feira, 24/07, na sede do Poder Executivo jaruense.

Leia Mais
Após denúncia do presidente Laerte Gomes, projeto que isentaria mais R$ 6 bilhões de dívidas é retirado

Governo queria abrir mão da maior parte dos impostos devidos por cerca de 200 empresas.

Leia Mais
Laerte Gomes confirma assinatura de convênio entre DER e Prefeitura de Vale do Paraíso

Com recurso de mais de R$ 460 mil, prefeitura investirá na infraestrutura do município.

Leia Mais
Jaqueline Cassol denuncia colapso na saúde pública de Cacoal

Faltam médicos no HEURO para atender os pacientes.

Leia Mais