×

Senado aprova fim de carência de planos de saúde para emergência

Medida depende da Câmara dos Deputados.

Senado aprova fim de carência de planos de saúde para emergência - correio de rondônia

A iniciativa, da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), também reduz para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares.

Casos de urgência e emergência de beneficiários de planos de saúde podem ficar fora dos prazos de carência. A mudança está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 502/2017, aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (15). A iniciativa, da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), também reduz para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares.

Hoje a legislação define prazo de carência de 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias, para parto; e 180 dias, para cirurgias. Apesar dos argumentos das operadoras de que a fixação de períodos de carência proteja as operadoras contra eventuais abusos e fraudes do consumidor, Rose argumenta que essa regra não pode inviabilizar o atendimento de saúde em circunstâncias excepcionais e imprevisíveis, que exijam solução imediata.

Publicidade

O relator, senador Mecias de Jesus (PRB-RR), considerou injustificável o plano de saúde não cobrir um problema de saúde que surja nas primeiras 24 horas do contrato e exija pronta intervenção médica.

“Retirar esse direito do usuário consumidor seria colocar em risco sua vida ou incolumidade física. Evidentemente, não se trata de permitir fraudes ao plano de saúde, que, no momento da contratação, poderá verificar se o potencial consumidor está em situação de urgência ou emergência previamente constituída”, explicou.

Como foi aprovado em caráter terminativo, caso não haja recurso da decisão da CAS, o projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Brasil

Ver comentários

Continue Lendo...

Veja o que muda na legislação eleitoral após a votação dos vetos

O Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) terminou nesta terça-feira (10) a votação dos vetos do presidente Jair Bolsonaro à lei que muda as regras eleitorais. Os vetos restantes foram mantidos. Veja…

Leia Mais
Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Com a aprovação do Orçamento terminam as sessões ordinárias neste período legislativo.

Leia Mais
Deputados derrubam veto e mantêm alteração em projeto que beneficia pequeno produtor

Dois outros vetos foram mantidos, em matérias que envolvem o PPA e a eleição de diretores de escolas.

Leia Mais
VEJA O VÍDEO: Deputada Jaqueline Cassol usa tribuna da Câmara para chamar de “assalto” o pedido de reajuste tarifário da Energisa pautado para amanhã (10)

Assim que tomou conhecimento, na tarde desta segunda-feira, 09 de dezembro de 2019, do pedido de reajuste tarifário anual feito pela Energisa/Rondônia e que se encontra pautado para amanhã (10/12), na Agência Nacional de Energia…

Leia Mais
Nota Oficial da Presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia

Em respeito à população rondoniense venho esclarecer o seguinte: A eleição da mesa diretora foi uma das mais transparentes dos últimos anos. Nossa eleição se deu com a soma de 23 votos dos nobres pares,…

Leia Mais
Jaqueline Cassol reúne autoridades para debater preço do querosene para avião civil

O objetivo central da audiência foi esclarecer os parâmetros de preços internacionais e debater alternativas para reduzir os custos para o consumidor final.

Leia Mais