×

Publicidade

Senador Acir Gurgacz elogia ação do ministro do Meio Ambiente em Espigão do Oeste

Senador Acir Gurgacz elogia ação do ministro do Meio Ambiente em Espigão do Oeste

(Foto: Assessoria)

O senador Acir Gurgacz elogiou da tribuna do Senado Federal a decisão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de ir até Espigão do Oeste para resolver o impasse envolvendo empresas do setor madeireiro e fiscais do Ibama.

O ministro se reuniu com o governador do Estado, Marcos Rocha, em Porto Velho, e depois se deslocou até Espigão do Oeste, para conversar com os representantes do setor madeireiro, com as autoridades locais e também com os fiscais do Ibama e da PF.

“Essa é uma atitude proativa do governo que temos que elogiar, assim como o compromisso que o ministro assumiu com a gente de resolver o impasse e permitir que as empresas que estejam trabalhando dentro da legalidade mantenham suas atividades”, frisou Acir.

Publicidade

No último dia 4 de julho, um caminhão de combustível que abasteceria viaturas e helicópteros do Ibama e da Polícia Federal, que faziam fiscalização no município, foi incendiado de forma criminosa.

Depois do acidente, o Ibama embargou 47 madeireiras e empresas do setor de Espigão do Oeste, impedindo que elas acessassem o Sistema de Emissão de Documento de Origem Florestal (SISDOF).

Segundo o Ibama, a fiscalização do órgão identificou transações virtuais entre Planos de Manejo Florestal fraudulentos e diversas serrarias de Espigão do Oeste, além do comércio ilegal de madeira extraída sem plano de manejo nas Terras Indígenas Sete de Setembro, Zoro e Roosevelt.

O ministro do Meio Ambiente instaurou inquérito administrativo e pediu investigação da Polícia Federal sobre a atuação dos fiscais do Ibama e o incêndio criminoso.

O ministro disse ainda que “o meio ambiente tem que se alinhar ao desenvolvimento econômico e o que acontece no Brasil atualmente é resultado de anos de políticas públicas para produção de leis que nem sempre guardam relação com o mundo real”. – “O que nós vamos fazer agora é aproximar a parte legal do mundo real”, frisou o ministro.
O ministro Ricardo Salles disse que vai analisar cada um dos argumentos apresentados pelo setor madeireiro, que merece ser respeitado. “Nós vamos visitar os locais de produção, vamos ouvir o que as pessoas e nos dedicar a conciliar e resolver esse problema da melhor forma possível”, disse Salles.

Ver comentários

Continue Lendo...

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

O presidente da Câmara assegurou que Projeto de Lei que institui o Revalida no Brasil será votado em uma semana.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes assina Termo de Instalação do Profaz

Parlamentar integra o conselho diretor do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais.

Leia Mais
Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos

Ele defende união de forças para garantir que responsabilidades dos Poderes do Estado se cumpram.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes é autor de projeto que institui o Dia Estadual do Adventista

A data deverá ser celebrada anualmente no dia 22 de outubro.

Leia Mais
Projeto “Conheça Porto Velho” leva alunos ao resgate do pertencimento histórico em Rondônia

Uma das metas do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, é trazer o resgate e o sentimento de pertencimento a essa e as próximas gerações. Um sentimento de amor pela cultura, pelas pessoas e pelo…

Leia Mais