×

Casa de Cultura Ivan Marrocos reabre visitação com exposição sobre a “Via Sacra”, em Porto Velho

Casa de Cultura Ivan Marrocos reabre visitação com exposição sobre a "Via Sacra", em Porto Velho

Exposição ficará disponível para visitação até o mês de fevereiro - Foto: Frank Néry/Secom-Governo-RO

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) divulga a abertura da Casa de Cultura Ivan Marrocos na próxima segunda-feira (30), às 10h, para apresentar ao público a exposição “A 15° estação da Via Sacra”. Uma exposição que leva as pessoas a terem uma reflexão do nascimento até a morte de Jesus Cristo. A obra foi pintada há 15 anos pelo artista plástico João Orlando de Freitas Zoghbi.

São 15 telas e um presépio que ficarão expostos na Casa de Cultura até fevereiro de 2021, para visitação ao público. “As quinze estações da Via Sacra, porque são quinze telas da passagem da via sacra do julgamento até a ascensão de Cristo. Com o apoio do Clube Teatral Êxodo também trouxemos o presépio para o mês de dezembro. O nascimento de Cristo está sendo representado não só na pintura, mas também ilustrada de outra forma, para que possamos transmitir essa mensagem do nascimento de Jesus”, explicou o artista plástico Zoghbi.

Para o artista, a exposição não retrata só a religião, mas traz uma mensagem filosófica. “Não só a religião pela religião, mas uma religião pela filosofia, uma forma de fazer pensar, pela forma de trazer a mensagem eterna de Deus para nós humanos. Quando eu comecei a pintar essa obra eu levei três anos para concluir. Então, eu vi um vazio quando chegava o Natal, quando chegava o Ano Novo as pessoas simbolizavam ao Papai Noel, mas essa festa é de Jesus que veio á Terra para nós ensinar a amar”, esclarece o artista.

continua após a Publicidade

O servidor da Casa de Cultura, Waldemar Nazareno disse que a exposição é a primeira a ser exposta depois do período de pico da pandemia. “Convidamos a população para apreciar e fazer suas reflexões sobre a vida de Jesus”, ressaltou.

A Casa de Cultura recebe o público de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Os visitantes precisam utilizar máscaras, fazer higienização das mãos e manter o distanciamento social para apreciar a exposição “A 15° estação da Via Sacra”.

Ver comentários

Continue Lendo...

Gasolina fecha 2ª semana de janeiro custando R$ 4,77 em Porto Velho

Valor médio é apontado pela pesquisa semanal da ANP.

Leia Mais
Frentes de serviço do DER trabalham durante inverno amazônico

O Governo do Estado de Rondônia, por meio de 50 frentes de serviços do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), espalhadas em todas as regiões de Rondônia, trabalha durante o inverno amazônico…

Leia Mais
Guajará-Mirim e Nova Mamoré recebem as primeiras vacinas para imunização da população contra a Covid-19

Para esperança do povo rondoniense, finalmente a vacina contra a Covid-19 chegou aos municípios do entorno da fronteira Brasil-Bolívia. Mais cedo, o Governo do Estado de Rondônia participou, nesta terça-feira (19), da entrega da vacina…

Leia Mais
Isolamento Social Restritivo não é “confinamento”, explica especialista da Agevisa

Diante do atual cenário da pandemia, o Governo de Rondônia esclarece algumas dúvidas referentes ao atual momento vivido pelos rondonienses. Dessa forma, o estrategista de dados do Comitê Técnico-Científico, que integra o Comitê Interinstitucional de…

Leia Mais
Rondônia prepara logística para a chegada de mais de 33 mil doses da vacina contra o coronavírus

O Governo do Estado de Rondônia define a logística para o recebimento das vacinas de imunização contra à Covid-19, previstas para chegar nas primeiras horas desta terça-feira (19). Representantes de órgãos do Estado e da…

Leia Mais
Governo prorroga prazo para credenciamento de restaurantes de Porto Velho para o programa Prato Fácil

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), visando garantir maior participação de restaurantes interessados em se credenciar no Projeto Prato Fácil, prorrogou até o dia…

Leia Mais