×

Casos de depressão aumentam 70% em Rondônia e já atingem 113 mil pessoas

Capital Porto Velho, no mesmo período, teve um dos números mais expressivos.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgou nesta sexta-feira (20) que os casos de depressão em pessoas acima de 18 anos aumentaram cerca de 70% no estado de Rondônia, entre 2013 e 2019.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 eram 67 mil pessoas diagnosticada com depressão em Rondônia. Já no ano passado haviam 113 mil com o mesmo diagnóstico.

A capital Porto Velho, no mesmo período, teve um dos números mais expressivos. Subiu de 4 mil pessoas com depressão para 21 mil em um período de seis anos.

continua após a Publicidade

Os dados da PNS indicam ainda que, dos rondonienses com depressão, 36,2% usaram medicamento para a doença, 21,9% faziam psicoterapia e 16,1% possuíam grau intenso ou muito intenso de limitações nas atividades habituais.

“Entre os estados da Região Norte, Rondônia tem a maior proporção de pessoas com mais de 18 anos com diagnóstico de doença mental (como esquizofrenia, transtorno bipolar, psicose ou TOC): 5%”, indica o IBGE.

Sintomas da depressão

Profissionais da psicologia indicam alguns sinais de alerta vermelho para os sintomas da depressão: falta de ânimo ou energia incapacitante; não se sentir capaz para se arrumar, pentear o cabelo, tomar banho; não se sentir capaz de executar pequenas atividades domésticas ou de home office; automutilação; ter pensamentos obsessivos.

A depressão tem vários graus de intensidade: leve, moderada e grave. Em grande parte, as mulheres são mais acometidas.

A falta de informação e discussão sobre este tema, de acordo com a OMS, ajuda a agravar epidemia que tem se tornando a comum sobre a população.

Casos que não são devidamente diagnosticados e tratados podem causar sérios problemas, evoluindo para um quadro clínico pior ou até mesmo a morte voluntária.

Onde buscar ajuda

Em médicos, psicólogos e CAPS, caso tenha no município que a pessoa reside. Há também uma entidade chamada Centro de Valorização da Vida – CVV, que realiza atendimentos por telefone e ajuda em orientações sobre depressão e ansiedade.

O telefone de contato é 141 e o atendimento é gratuito e sigiloso.

Ver comentários

Continue Lendo...

Nova unidade do Cemetron foi modernamente equipada para receber pacientes da covid-19 do Estado - Foto: Antônio Lucas - Secom/Governo-RO

A ampliação do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) para atender prioritariamente pacientes clínicos da covid-19 reitera a disposição do Governo de Rondônia para que o Estado seja o mais dedicado a dar transparência…

Leia Mais
Advogado defende políticas públicas para inclusão de jovens pelo esporte

“É preciso que a legislação estadual incentive a classe empresarial a destinar recursos de patrocínio, por meio de benefícios fiscais”.

Leia Mais
Contratações temporárias buscam intensificar as frentes de serviço do DER - Foto: Gabriela Mourão - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), tornou pública a 7ª convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo do DER de 2020, para atuar nas Residências…

Leia Mais
A ação “Detran pela Vida” ocorreu nas principais vias de Ji-Paraná - Foto: Leandro Gobbo - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) vem desenvolvendo ações para orientar os condutores de veículos e cidadãos sobre a importância dos cuidados sanitários e de distanciamento social…

Leia Mais
Foto: Reprodução/TCE-RO

Os pilares do BVM estão em sintonia com o Profaz, organismo multiinstitucional cujo foco envolve também o desenvolvimento econômico-sustentável, prevalecendo a solidariedade, a cooperação e a sustentabilidade. Uma nova fonte de arrecadação de recursos para…

Leia Mais
Com a nova remessa, a Região do Café soma 42.412 doses já recebidas - Foto: Daiane Mendonça - Secom/Governo-RO

Um novo lote de vacinas contra a covid-19 chegou a Rondônia na quinta-feira (22) e já nesta sexta-feira (23) estará  à disposição dos 52 municípios rondonienses. O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual…

Leia Mais