×

Contribuintes de Rondônia vão poder parcelar licenciamento e multas de trânsito no cartão de crédito

Contribuintes podem parcelar em até 12 vezes licenciamento do veículos e débitos de multa em atraso no cartão de crédito - Foto: Daiane Mendonça - Secom/Governo-RO

Contribuintes podem parcelar em até 12 vezes licenciamento do veículos e débitos de multa em atraso no cartão de crédito - Foto: Daiane Mendonça - Secom/Governo-RO

Donos de veículos poderão pagar o licenciamento e dívidas em atraso de multas de trânsito parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, por meio do credenciamento de empresas. A medida do Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atende a determinação da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 697 de 10 de outubro de 2017, onde órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (STN) poderão promover o credenciamento de empresas para processar as operações e os respectivos pagamentos.

Quatro instituições integrantes ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) sendo que uma empresa já está operando e as demais encontram-se em fase de ajuste sistêmico junto a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) da autarquia.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explica que o contribuinte vai ter a opção de pagar o licenciamento do veículo parcelado, incluindo os débitos relacionados às taxas que envolvem o licenciamento conforme a normatização da Resolução nº 697.

continua após a Publicidade

“O parcelamento de débitos referentes a multas e outras taxas do veículo por meio de cartão de crédito por empresas credenciadas, vai possibilitar que o usuário pague o licenciamento que está vencendo de forma parcelada e ainda resolva de imediato à situação irregular do veículo e deixe o local de uma fiscalização, por exemplo, com a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) sem que haja a remoção do veículo”, explicou Paulo Higo.

O diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Operação Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, destaca a importância do sistema para os contribuintes, que além de pagar o débito parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, pode sair do local da blitz com o veículo. “Na hora, a empresa já emite um recibo de quitação da dívida e o Detran já faz a emissão do CRLV, evitando o dissabor da remoção do veículo”.

Welton Roney explica  ainda que ficam excluídas do parcelamento as multas inscritas em dívida ativa; os parcelamentos inscritos em cobrança administrativa e os veículos licenciados em outras Unidades da Federação.

COMO FAZER O PARCELAMENTO

O contribuinte que desejar solicitar o parcelamento do licenciamento e das multas de trânsito ou de débitos relacionados ao veículo, o proprietário do automóvel deve procurar uma empresa credenciada com os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG) atualizada e original; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e  o documento do veículo.

A empresa inicialmente está operando em Porto Velho e de forma gradativa vai se instalar nos demais municípios do Estado, mas o contribuinte pode fazer contato com as respectivas empresas.

Ver comentários

Continue Lendo...

TCE-RO restringe trabalho presencial em suas unidades

A Portaria Conjunta n° 001/2022-GABPRES/CG, publicada nesta terça-feira (25/1) no Diário Oficial eletrônico do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), altera dispositivos da Portaria Conjunta n. 002/2021-GAPRES/CG, de modo a restringir o retorno ao trabalho…

Leia Mais
Mega da Virada: veja as cidades mais sorteadas da história do concurso

São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro encabeçam a lista.

Leia Mais
Rondônia completa 40 anos de instalação em novo ciclo de desenvolvimento

Nesta terça-feira, 4 de janeiro de 2022, Rondônia completa 40 anos de instalação. Dia que o primeiro governador, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, tomou posse e deu-se oficialmente início à administração pública. De lá…

Leia Mais
Vacinação contra Covid e gripe retorna na terça-feira (4) em Porto Velho

Pontos ficaram fechados nos dias 31 de dezembro, 1º, 2 e 3 de janeiro de 2022.

Leia Mais
Rondônia registra três mortes e 221 novos casos nesta quinta-feira (30)

Estado contabiliza 6.733 óbitos e 284.500 casos de coronavírus desde o início da pandemia, segundo boletim.

Leia Mais
Foto: Assessoria - OAB/RO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) informa que foi retomado o funcionamento da Sala de Apoio ao Advogado, instalada na Central de Polícia, em Porto Velho. O espaço foi completamente reformado,…

Leia Mais