×

Coren-RO manifesta preocupação quanto à PEC Emergencial que propõe acabar com piso de investimentos em saúde

Coren-RO manifesta preocupação quanto à PEC Emergencial que propõe acabar com piso de investimentos em saúde

Foto: Divulgação - ASCOM/Coren-RO

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) vem a público manifestar preocupação quanto à PEC Emergencial (186/2019) que, se aprovada pelo Senado sem mudanças no texto, a proposta irá acabar com o piso de investimentos em saúde e educação.

Prevendo a prorrogação do auxílio emergencial, a emenda à Constituição viabiliza a desobrigatoriedade da União e governos estaduais e municipais em efetuarem gastos mínimos nos dois setores.

A Constituição atual prevê que os gastos mínimos em saúde sejam equivalentes a 12% da receita estadual e 15% da receita municipal. Para o governo federal, a Constituição diz que o piso de gastos para essas áreas não pode ser reduzido e deve ser corrigido a cada ano pela inflação do ano anterior.

continua após a Publicidade

Caso a emenda seja aprovada os investimentos poderão ser menores, podendo ainda gerar queda no abastecimento de insumos, medicamentos e baixa na qualidade do atendimento de saúde pública.

Para o presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri da Silva, a PEC é mais um golpe à saúde e à educação pública. “A desvinculação destes percentuais mínimos do orçamento público é um prejuízo incalculável para o SUS. Em um momento de pandemia, aprofundar o sub-financiamento às ações e serviços de saúde pelo poder público é muito preocupante”, diz.

Citando a Emenda Constitucional nº 29, de 13 de setembro de 2000, Manoel afirma que “esta foi a emenda à Constituição Federal que instituiu os percentuais mínimos para investimento em saúde, uma luta histórica de todos os defensores do SUS, e uma conquista dos brasileiros”.

Ver comentários

Continue Lendo...

Polícia Militar lança aplicativo “PMRO Cidadão” para otimizar atendimento à população rondoniense

Como forma de otimizar o serviço de Segurança Pública à comunidade rondoniense, o Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar (PM), lançou o aplicativo “PMRO Cidadão”, que permite, por intermédio de tecnologia facilitar o…

Leia Mais
Seduc oferece insumos aos municípios para garantir segurança à comunidade escolar

O Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalha em cooperação com as prefeituras do Estado para oferecer mais segurança no enfrentamento à pandemia da Covid-19, no possível retorno das…

Leia Mais
Rondônia recebe sétima remessa de imunizantes contra o coronavírus

O Governo de Rondônia por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) recebeu na tarde desta quarta feira (3), do Ministério da Saúde, mais uma remessa com 17 mil doses da vacina contra…

Leia Mais
Governo entrega ventiladores pulmonares para atender a população de Candeias do Jamari

Na manhã desta terça-feira (2) o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fez a entrega de dois ventiladores pulmonares, também conhecidos como respiradores, adquiridos por intermédio de  Emenda Parlamentar…

Leia Mais
TJRO celebra termo de cooperação técnica com Sebrae

Iniciativa busca oferecer capacitação às empresas de Rondônia para participar de processos licitatórios ofertados pelo PJRO.

Leia Mais
Governo inicia novas turmas dos Programas de Residência Médica em Cacoal

Na manhã desta segunda-feira (1), iniciaram as aulas dos Programas de Residência Médica, oferecidos pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Complexo Regional Hospitalar de Cacoal. Onze profissionais…

Leia Mais