×

Coronel Marcos Rocha, do União, é reeleito governador de Rondônia

A vitória do candidato foi confirmada com 96,33% das urnas apuradas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Coronel Marcos Rocha, do União, é reeleito governador de Rondônia

Foto: Reprodução/Ana Kézia Gomes/g1

Coronel Marcos Rocha (União Brasil) foi reeleito governador de Rondônia no 2º turno das eleições, neste domingo (30) com 52,47% dos votos. O resultado da disputa foi confirmado às 18h14 (horário local ), com 96,33% das urnas apuradas.

Com 100% das urnas apuradas, às 19h01, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicou que a vitória de Rocha foi com 458.370 votos. Seu adversário, Marcos Rogério (PL), teve 47,53% dos votos (415.278 votos). Votos nulos foram 3,44% e brancos, 2,17%. O índice de abstenção foi de 24,69%.

Quando foi eleito para o 1º mandato, em 2018, Coronel Marcos Rocha era novo no cenário político de Rondônia. Reeleito, ele vai para mais um mandato de quatro anos no governo do estado.

continua após a Publicidade

Na eleição deste ano, Marcos Rocha teve como vice Sérgio Gonçalves.

No discurso após a vitória da reeleição, Rocha falou que seu governo vai trabalhar para todos os municípios a partir de 2023.

“Municípios me apoiaram muito, estiveram presentes. Conseguimos ter uma votação expressiva em Ji-Paraná e outros municípios à frente, com mais de 80% dos votos. Como posso esquecer uma população dessa? Cacoal lá em cima e Porto Velho com uma votação expressiva. Mas lembrando, em todo lugar tive votação expressiva e eu tenho que trabalhar por todos”.

Quem é Marcos Rocha

Marcos Rocha nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Rondônia quando tinha 21 anos. Atualmente com 54 anos, ele tem quatro filhos e é casado com Luana Oliveira Santos.

Desde cedo Rocha teve apreço pela carreira militar. Em 1986 ele ingressou no Exército Brasileiro como Oficial e quatro anos depois foi aprovado no concurso da Polícia Militar em Rondônia.

O candidato eleito também já foi diretor de escola militar em Porto Velho e secretário municipal de educação em Porto Velho. Em dezembro de 2014 ele assumiu o cargo de titular na Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e seguiu na pasta até 2017.

Marcos Rocha é formado em análise de sistema de dados, administração de negócios e pós-graduado em educação e técnicas de ensino. Ele já foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em uma faculdade particular da capital.

Em 2018, Rocha foi eleito governador de Rondônia para o 1º mandato, também em 2º turno, com 530.188 votos (66,34%). Era sua estreia no cenário político.

Propostas e campanha

Durante a campanha eleitoral nas Eleições 2022, Rocha destacou que em seu próximo mandato vai focar na conclusão da obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, além de abrir concurso público para área da educação.

Ver comentários

Continue Lendo...

Alex Redano participa de entrega de veículo, tanques de leite e calcário em Ariquemes

Deputado indicou os recursos e a agricultura familiar vai ser contemplada com os benefícios.

Leia Mais
Corpo de aluno que morreu dentro de clube de tiro é sepultado em Nova Mamoré

Welly Nascimento, de 33 anos, foi morto no último domingo (18). Ele era servidor do setor de Tecnologia da Informação da prefeitura de Nova Mamoré.

Leia Mais
Recenseadora do IBGE sofre tentativa de estupro em Rondônia

Mulher de 28 anos ainda foi ameaçada de morte por morador de Vale do Anari.

Leia Mais
PF prende suspeito de matar indígena que denunciava venda ilegal de madeira na Amazônia

Motivação do crime seria o trabalho feito pelo indígena em Rondônia.

Leia Mais
Uso de máscaras volta a ser obrigatório para entrada na Câmara em Porto Velho

Outros órgãos públicos também voltaram a exigir as máscaras.

Leia Mais