×

Cultura afrodescendente é fortalecida em calendário cultural do Estado de Rondônia

Cultura afrodescendente é fortalecida em calendário cultural do Estado de Rondônia

Festa do Divino do Espirito Santo que passa por vários municípios do Vale do Guaporé - Foto: Ésio Mendes/Secom-Governo-RO

O Governo de Rondônia, por intermédio da Coordenadoria de Cultura da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), vem criando políticas favoráveis ao fortalecimento das culturas afrodescendentes. O Dia da Consciência Negra é comemorado na próxima sexta-feira (20), instituído pela Lei Federal nº 12.519. A data proporciona a reflexão sobre o racismo e as suas implicações na atualidade e pretende evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existente em nossa sociedade. Embora ainda haja muito a ser feito para vivermos em uma sociedade que cultua a paz,

As políticas públicas estaduais se refletem no apoio dado a eventos como a Festa do Divino Espírito Santo que passa por  vários municípios do Vale do Guaporé, com destaque para Guajará-Mirim, e eventos alusivos à memória de Tereza de Benguela, símbolo da luta pela construção de uma cultura sem discriminação racial. Eventos que fazem parte do calendário cultural do Estado e orçamentado pela Sejucel.

Em Rondônia, há a Lei 4266, de 27 de Abril de 2018, que institui, em âmbito estadual, a data de 25 de julho como o marco à “Memória de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra”,  representada pela “Rainha Tereza”, símbolo de luta e resistência.

Publicidade

O técnico da Sejucel, professor doutor Alécio Valois Pereira de Araújo, destaca que as datas relacionadas à cultura afrodescendente como parte do calendário oficial reflete positivamente dentro do Estado. “O Governo de Rondônia ter previsto em seu orçamento o apoio à Festa do Divino Espírito Santo e ao dia alusivo a Tereza de Benguela, pode e deve ser entendido como uma prova cabal de que o governador reconhece a importância dos valores culturais dos afrodescendentes para a construção da identidade rondoniense”, esclarece o professor.

Os dois eventos que valorizam os negros no Estado, neste ano, não poderão ser realizados devido à pandemia.

A data foi escolhida em 2011, por meio da Lei nº 12.519, como o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. A escolha da data foi uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país.

Ver comentários

Continue Lendo...

Governo orienta população sobre higienização das máscaras

A máscara tem sido o melhor “instrumento” na prevenção de contágio da Covid – 19. A prática do uso no dia a dia tornou-se hábito na vida das pessoas. Apesar dessa mudança tão repentina, há…

Leia Mais
Regularização de propriedades rurais de Rondônia será impulsionada com a contratação de analistas ambientais

O Governo de Rondônia vai contratar 25 analistas ambientais para trabalhar com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no âmbito da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas e…

Leia Mais
Governo distribui cartas de crianças aos servidores estaduais para incentivar campanha de Natal

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) fez uma parceria com os Correios em prol da solidariedade. Como de costume, todos os anos a empresa pública federal realiza a campanha “Papai…

Leia Mais
Mais três quilômetros de asfalto da estrada do Belmont, em Porto Velho, estão em fase de conclusão

A estrada do Belmont, em Porto Velho, vem recebendo pavimentação asfáltica do Governo de Rondônia, por intermédio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). Até esse final de semana serão concluídos três…

Leia Mais
Preparativos para a 9ª Rondônia Rural Show iniciam em Ji-Paraná

A execução dos primeiros preparativos para a realização da 9ª Rondônia Rural Show já começaram. O evento está confirmado para ocorrer de 26 a 30 de maio de 2021, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em…

Leia Mais
Casa de Cultura Ivan Marrocos reabre visitação com exposição sobre a "Via Sacra", em Porto Velho

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) divulga a abertura da Casa de Cultura Ivan Marrocos na próxima segunda-feira (30), às 10h, para apresentar ao público a exposição “A 15° estação da Via Sacra”….

Leia Mais