×

Detran intensifica ações educativas de trânsito para prevenir acidentes

Detran intensifica ações educativas de trânsito para prevenir acidentes

Detran Rondônia destaca a importância das ações educativas em todo o Estado - Foto: Ivi Fideles - Secom/Governo-RO

Com o objetivo de orientar a população sobre legislação de trânsito e direção defensiva, visando à redução de acidentes e mortes nas vias, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia tem intensificado as ações educativas em todo o Estado. Na manhã de sexta-feira (29), a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) e a Polícia Militar realizaram blitz educativa na avenida Tiradentes com Rio Madeira, em Porto Velho.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacou a importância das ações desenvolvidas. “O resultado desse trabalho tem aparecido na redução no número de mortes no trânsito. Caiu 22,1%, saindo de 506 mortes em 2017 para 394 em 2018. O Detran tem trabalhado juntamente com outros órgãos com o objetivo de salvar vidas”.

A diretora do Dtet, Cleuza Avello Corrêa, que acompanhou toda a operação, disse que os agentes entregam material educativo aos condutores e ainda orientam os mesmos sobre a importância do comportamento no trânsito, sobre direção defensiva, medidas preventivas que evitam acidentes e, consequentemente, mortes no trânsito. “O nosso trabalho junto à sociedade é fundamental, pois levando informações de como o condutor deve agir no trânsito com certeza teremos motoristas mais cuidadosos e gentis, que se coloca no lugar do outro, pois hora somos motoristas, hora pedestres e assim por diante”.

Publicidade

Durante a ação educativa, os motociclistas que estão com o veículo regular são surpreendidos pelos agentes que propõem a troca de seu capacete velho por um novinho, afinal o motociclista deve seguir uma série de requisitos para a sua segurança e o capacete é o mais importante entre todos os itens. O Detran também incentiva o uso de capacete pelos ciclistas, apesar de não ser obrigatório em lei, mas o equipamento oferece maior proteção no caso de acidente, pois o principal objetivo do capacete é a proteção da cabeça em caso de queda.

O próprio condutor deve ficar atento às condições de seu capacete, pois em uma queda o capacete só terá a função de preservar a cabeça se estiver em boas condições de uso. O usuário deve observar se o volume de espuma que reveste o equipamento continua intacto, pois com o tempo de uso vai ocasionando uma perda na absorção de um eventual impacto.

Quando o Detran propõe a troca do capacete velho por um novo ao motociclista, é um ato de cuidado com a vida daquele condutor, cuidado este que o próprio cidadão deveria ter com a sua vida.

Os mesmos recados são dados aos outros usuários da via de forma diferenciada, mas sempre com o mesmo objetivo de evitar acidentes e salvar vidas no trânsito, seja para o pedestre, ciclista, motociclista ou condutor de veículo, “se cada pessoa fizer a sua parte, com certeza teremos um trânsito mais seguro e humanizado para todos”, finalizou a diretora da Dtet, Cleuza Avello.

Ver comentários

Continue Lendo...

Manutenção da rodovia que liga Rolim de Moura a Alta Floresta chega à fase final

Mesmo com a intensidade das chuvas na Zona da Mata, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER-RO) segue firme nos trabalhos de manutenção de rodovias, cumprindo a determinação do governador de…

Leia Mais
Participação feminina na política será tema de evento realizado pelos progressistas em Porto Velho

Encontro Fortalecendo o Futuro acontece no próximo sábado (14) e busca conscientizar as mulheres sobre seu papel na sociedade.

Leia Mais
Idaron destrói 440 sacas de sementes ilegais que foram apreendidas na divisa de Rondônia com Mato Grosso

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) destruiu, no último dia 3, mais de 440 sacas com quase nove toneladas (8.800 Kg) de sementes ilegais de pastagens durante operação realizada no posto de…

Leia Mais
Lei estabelece bem-estar animal em atividades esportivas

O governo de Rondônia sancionou a lei N° 4.663, de 28 de novembro de 2019, que dispõe sobre normas e critérios que assegurem o bem-estar dos animais, quando utilizados em práticas desportivas consideradas manifestações culturais,…

Leia Mais
Primeiro concurso de queijo será realizado pelo governo em maio

A Secretaria de Estado da Agricultura se prepara para a realização do primeiro concurso de queijo realizado pelo governo de Rondônia, o ConQueijo, previsto para acontecer na 3ª Rondoleite, em maio de 2020, durante a…

Leia Mais
Obra do Parque da Baixada chega em fase de conclusão

Fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER-RO), mais uma obra para atender à população com lazer e qualidade de vida encontra-se em fase de conclusão e, desta vez, Jaru é…

Leia Mais