×

Publicidade

Detran intensifica ações educativas de trânsito para prevenir acidentes

Detran intensifica ações educativas de trânsito para prevenir acidentes

Detran Rondônia destaca a importância das ações educativas em todo o Estado - Foto: Ivi Fideles - Secom/Governo-RO

Com o objetivo de orientar a população sobre legislação de trânsito e direção defensiva, visando à redução de acidentes e mortes nas vias, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia tem intensificado as ações educativas em todo o Estado. Na manhã de sexta-feira (29), a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) e a Polícia Militar realizaram blitz educativa na avenida Tiradentes com Rio Madeira, em Porto Velho.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacou a importância das ações desenvolvidas. “O resultado desse trabalho tem aparecido na redução no número de mortes no trânsito. Caiu 22,1%, saindo de 506 mortes em 2017 para 394 em 2018. O Detran tem trabalhado juntamente com outros órgãos com o objetivo de salvar vidas”.

A diretora do Dtet, Cleuza Avello Corrêa, que acompanhou toda a operação, disse que os agentes entregam material educativo aos condutores e ainda orientam os mesmos sobre a importância do comportamento no trânsito, sobre direção defensiva, medidas preventivas que evitam acidentes e, consequentemente, mortes no trânsito. “O nosso trabalho junto à sociedade é fundamental, pois levando informações de como o condutor deve agir no trânsito com certeza teremos motoristas mais cuidadosos e gentis, que se coloca no lugar do outro, pois hora somos motoristas, hora pedestres e assim por diante”.

Publicidade

Durante a ação educativa, os motociclistas que estão com o veículo regular são surpreendidos pelos agentes que propõem a troca de seu capacete velho por um novinho, afinal o motociclista deve seguir uma série de requisitos para a sua segurança e o capacete é o mais importante entre todos os itens. O Detran também incentiva o uso de capacete pelos ciclistas, apesar de não ser obrigatório em lei, mas o equipamento oferece maior proteção no caso de acidente, pois o principal objetivo do capacete é a proteção da cabeça em caso de queda.

O próprio condutor deve ficar atento às condições de seu capacete, pois em uma queda o capacete só terá a função de preservar a cabeça se estiver em boas condições de uso. O usuário deve observar se o volume de espuma que reveste o equipamento continua intacto, pois com o tempo de uso vai ocasionando uma perda na absorção de um eventual impacto.

Quando o Detran propõe a troca do capacete velho por um novo ao motociclista, é um ato de cuidado com a vida daquele condutor, cuidado este que o próprio cidadão deveria ter com a sua vida.

Os mesmos recados são dados aos outros usuários da via de forma diferenciada, mas sempre com o mesmo objetivo de evitar acidentes e salvar vidas no trânsito, seja para o pedestre, ciclista, motociclista ou condutor de veículo, “se cada pessoa fizer a sua parte, com certeza teremos um trânsito mais seguro e humanizado para todos”, finalizou a diretora da Dtet, Cleuza Avello.

Ver comentários

Continue Lendo...

Governo recupera trecho entre Cerejeiras e Corumbiara

O Governo de Rondônia, por intermédio do Departamento de Estradas e Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), iniciou as obras de recuperação da RO-370, que liga Cerejeiras à Corumbiara. Em seguida, as frentes de trabalho…

Leia Mais
Produtores de leite recebem incremento para melhoria da produção em Rondônia

Agricultores familiares da pecuária leiteira estão sendo beneficiados com a entrega de mais de 200 equipamentos agrícolas do projeto de apoio à produção de leite. O Governo de Rondônia está realizando a entrega aos escritórios…

Leia Mais
Blitz fiscaliza abusos no preço do leite nos comércios em Rondônia

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) participou na quarta-feira (19), em Porto Velho, de uma blitz orientativa junto com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)…

Leia Mais
Trabalhadores portuários são imunizados contra a gripe H1N1

Uma parceria entre a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a Hermasa Navegações S/A e o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) realizou a…

Leia Mais
Principal via de ligação das exportações de Rondônia passa por manutenção

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), inicia os trabalhos de recuperação e continuidade dos serviços de terraplanagem da Rodovia Expresso Porto, que liga a BR…

Leia Mais
Serviço para conclusão da ponte sobre o rio Urupá é anunciado em Ji-Paraná

A conclusão da ponte sobre o rio Urupá, o aterro das cabeceiras, já está autorizada pelo Governo de Rondônia. A informação foi prestada à imprensa pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e…

Leia Mais