×

Detran Rondônia esclarece que o IPVA é um tributo estadual

Detran Rondônia esclarece que o IPVA é um tributo estadual

IPVA é um tributo estadual, o recurso arrecadado vai cinquenta por cento para o Estado e a outra metade para o município onde o veículo foi emplacado — Foto: Secom/Governo—RO

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia esclarece que o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), apesar de muita gente achar que é um tributo do Departamento de Trânsito, trata-se de um imposto estadual, onde 50% do valor do imposto pago vai para o governo do Estado e os outros cinquenta por cento vai para os cofres do município onde o veículo foi emplacado.

O IPVA é um tributo estadual que deve ser pago todo ano por proprietários de veículos automotores. O valor do imposto é calculado com base no valor do veículo e sua quitação é um requisito para o licenciamento. É importante esclarecer que de todas as taxas pagas, apenas o licenciamento é do Detran, as demais taxas são de outros órgãos.

O IPVA é um tributo do governo do Estado, o valor e vencimento do referido imposto varia de acordo com o modelo, Estado onde o carro foi registrado e número da placa. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, basta acessar a pagina da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) e informar o número do Renavam e a placa do veículo.

Publicidade

Na página do Detran Rondônia basta informar a placa do veículo, o CPF do proprietário ou o número do Renavam que o usuário terá acesso à taxa do licenciamento e também do seguro – Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres (Dpvat) e taxa de vistoria do Corpo de Bombeiros. Na pagina do Detran Rondônia o contribuinte também encontra um ícone que direciona para a página da Sefin.

O cálculo para pagamento do IPVA pode diferenciar de um estado para o outro, pois a margem é estipulada pelo governo estadual, já o Dpvat possui valor fixo em todo o país e é definido de acordo com o tipo de veículo, nas categorias, veículos de passeio, táxis e carros de aluguel, veículos ciclomotores, caminhões, ônibus e micro ônibus sem frete, e ônibus e micro ônibus com frete.

Ver comentários

Continue Lendo...

Taxa de ocupação de UTIs cai para 84,6% com abertura de novos leitos em RO

Informação foi repassada pela Sesau em entrevista coletiva nesta sexta-feira (3).

Leia Mais
Governo de Rondônia alinha com Legislativo e Município avanços na reforma do aeroporto de Cacoal

As obras de ampliação do Aeroporto Capital do Café, em Cacoal, uma referência dentro do estado de Rondônia contemplando demandas de 16 municípios, foi o tema principal da reunião realizada através de videoconferência, com a…

Leia Mais
Artesãos de Rondônia podem utilizar plataforma online para anunciar produtos e serviços a custo zero

Os artesãos do estado de Rondônia podem utilizar a plataforma digital Mercado Azul, para divulgação dos trabalhos. O site é uma alternativa para que os artesãos e empreendedores anunciem os produtos e serviços a custo…

Leia Mais
Parecis tem apenas um caso confirmado de Covid-19 em mais de 90 dias

Desde que iniciou o processo de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia, somaram mais de 90 dias sem que o município de Parecis – que fica na região centro-sul de Rondônia – registrasse um único caso…

Leia Mais
2ª parcela do Cartão Alimentação é liberada aos estudantes

Mais de 47 mil famílias receberam o benefício no valor de R$ 75.

Leia Mais
Rondônia tem quase 22 mil diagnósticos de Covid-19

Porto Velho segue sendo a cidade com maior número de infectados.

Leia Mais