×

Publicidade

Famílias ribeirinhas recebem capacitação em Avicultura

Famílias ribeirinhas recebem capacitação em Avicultura

Materiais de reuso baixa custo e evita poluição ambiental com descarte inadequado- Foto: Irene Mendes - Secom/Governo-RO

Famílias de agricultores que vivem às margens do rio Madeira, na comunidade maravilha e Niterói, participam de capacitação para produção de aves domesticas, ministrada pelos extensionistas do escritório local da Emater-RO, em Porto Velho. A localização privilegiada dessa população, que mora de frente para a capital, facilita a realização de cursos ministrados em módulos, com um calendário adequado aos participantes e a disponibilidade dos técnicos.

A escolha da avicultura para a capacitação dos produtores ribeirinhos se deve à facilidade de comercialização do produto, galinhas e ovos, diretamente ao consumidor, inclusive através das feiras, também pela oportunidade de iniciar uma produção com baixo custo no investimento, com a possibilidade de aproveitar matérias reuso na confecção de equipamentos e infra-estrutura de produção.

O Extensionista Josciney Viana de Faria acompanhado do estagiário de medicina veterinária Flavio Scolari, orientaram os produtores e produtoras na produção racional de aves tanto para corte quanto para postura, obedecendo às boas práticas na nutrição, sanidade e manejo da criação. Os técnicos ensinam as famílias agricultoras a construir comedouros, bebedouros e até máquina de depenar, utilizando materiais disponíveis na comunidade ou de fácil aquisição no comercio local.

Publicidade

Estas famílias são beneficiarias do programa de fomento a produção, que disponibiliza até R$ 2400,00 para o desenvolvimento de atividades geradoras de renda, para ter acesso ao crédito é necessário a pessoa está inscrita no Cadastro Único. A mobilização dos participantes e coordenação da capacitação é feita pela extensionista social Julia Costa Muniz de Souza, do escritório local da Emater-RO Porto Velho.

Ver comentários

Continue Lendo...

Governo recupera trecho entre Cerejeiras e Corumbiara

O Governo de Rondônia, por intermédio do Departamento de Estradas e Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), iniciou as obras de recuperação da RO-370, que liga Cerejeiras à Corumbiara. Em seguida, as frentes de trabalho…

Leia Mais
Produtores de leite recebem incremento para melhoria da produção em Rondônia

Agricultores familiares da pecuária leiteira estão sendo beneficiados com a entrega de mais de 200 equipamentos agrícolas do projeto de apoio à produção de leite. O Governo de Rondônia está realizando a entrega aos escritórios…

Leia Mais
Blitz fiscaliza abusos no preço do leite nos comércios em Rondônia

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) participou na quarta-feira (19), em Porto Velho, de uma blitz orientativa junto com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)…

Leia Mais
Trabalhadores portuários são imunizados contra a gripe H1N1

Uma parceria entre a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a Hermasa Navegações S/A e o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) realizou a…

Leia Mais
Principal via de ligação das exportações de Rondônia passa por manutenção

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), inicia os trabalhos de recuperação e continuidade dos serviços de terraplanagem da Rodovia Expresso Porto, que liga a BR…

Leia Mais
Serviço para conclusão da ponte sobre o rio Urupá é anunciado em Ji-Paraná

A conclusão da ponte sobre o rio Urupá, o aterro das cabeceiras, já está autorizada pelo Governo de Rondônia. A informação foi prestada à imprensa pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e…

Leia Mais