×

Publicidade

Famílias ribeirinhas recebem capacitação em Avicultura

Famílias ribeirinhas recebem capacitação em Avicultura

Materiais de reuso baixa custo e evita poluição ambiental com descarte inadequado- Foto: Irene Mendes - Secom/Governo-RO

Famílias de agricultores que vivem às margens do rio Madeira, na comunidade maravilha e Niterói, participam de capacitação para produção de aves domesticas, ministrada pelos extensionistas do escritório local da Emater-RO, em Porto Velho. A localização privilegiada dessa população, que mora de frente para a capital, facilita a realização de cursos ministrados em módulos, com um calendário adequado aos participantes e a disponibilidade dos técnicos.

A escolha da avicultura para a capacitação dos produtores ribeirinhos se deve à facilidade de comercialização do produto, galinhas e ovos, diretamente ao consumidor, inclusive através das feiras, também pela oportunidade de iniciar uma produção com baixo custo no investimento, com a possibilidade de aproveitar matérias reuso na confecção de equipamentos e infra-estrutura de produção.

O Extensionista Josciney Viana de Faria acompanhado do estagiário de medicina veterinária Flavio Scolari, orientaram os produtores e produtoras na produção racional de aves tanto para corte quanto para postura, obedecendo às boas práticas na nutrição, sanidade e manejo da criação. Os técnicos ensinam as famílias agricultoras a construir comedouros, bebedouros e até máquina de depenar, utilizando materiais disponíveis na comunidade ou de fácil aquisição no comercio local.

Publicidade

Estas famílias são beneficiarias do programa de fomento a produção, que disponibiliza até R$ 2400,00 para o desenvolvimento de atividades geradoras de renda, para ter acesso ao crédito é necessário a pessoa está inscrita no Cadastro Único. A mobilização dos participantes e coordenação da capacitação é feita pela extensionista social Julia Costa Muniz de Souza, do escritório local da Emater-RO Porto Velho.

Ver comentários

Continue Lendo...

Termo de Cooperação vai impulsionar o turismo e preservação ambiental em Rondônia

Envolvida num importante projeto de governança pública para a gerência de seus parques e unidade de conservação, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) está ampliando suas ações e renovando esforços para o desenvolvimento dessas estruturas…

Leia Mais
Rondônia inova com criação de Sistema Unificado de Serviço de Inspeção Estadual

O Poder Executivo do Estado de Rondônia tem buscado meios inovadores de levar os serviços oferecidos a todos os cidadãos. Em Porto Velho, no Palácio Rio Madeira, no 6º andar do prédio Rio Cautário, a gerência…

Leia Mais
Alunos de Nazaré agradecem a retomada do transporte escolar aquaviário

A aproximadamente 150 quilômetros de Porto Velho e acesso apenas de barco, navegando pelas barrentas águas do Rio Madeira, Nazaré é um dos mais antigos distritos da capital, onde em um ritmo tranquilo a comunidade…

Leia Mais
Governo reforça o setor produtivo com a entrega de mais 321 máquinas e equipamentos agrícolas

Com as atenções voltadas ao fortalecimento da agricultura e o setor produtivo de Rondônia, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, foram entregues para prefeituras do Estado mais…

Leia Mais
Rondônia reforça segurança pública com entrega de equipamentos, armamentos e veículos para a Polícia Civil

A entrega de veículos, artefatos, munições, equipamentos e armamentos à Polícia Civil foi realizada na manhã desta segunda-feira (4), pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, para o avanço do combate à criminalidade. Os itens…

Leia Mais

O Governador do Estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e o vice-governador, José Jodan, confirmaram na quarta-feira (30) que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) reafirmou o compromisso para restaurar a Rodovia Estadual 383, ligando…

Leia Mais