×

Governo de Rondônia intensifica ações de combate à hanseníase

Governo de Rondônia intensifica ações de combate à hanseníase

A melhor forma de prevenção para a hanseníase é o diagnóstico precoce - Foto: Frank Néry - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia, por intermédio da Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), realizou campanhas educativas durante o ano de 2020 de prevenção e combate à Hanseníase, e as ações são intensificadas no Janeiro Roxo nos 52 municípios do Estado.

Em 2021, a campanha do Ministério da Saúde visa o preconceito, com o tema: “ Hanseníase: conhecer para não discriminar”.

De acordo com a enfermeira Albanete Mendonça, coordenadora de Hanseníase da Agevisa, o Programa Estadual de Controle da Hanseníase é desenvolvido em conjunto com os municípios. “ São encaminhados ofícios com sugestões e propostas para adesão ao janeiro roxo. Para o ano em curso, a programação está sendo adaptada para a necessidade de cumprimento das medidas previstas pelas autoridades sanitárias, em virtude da pandemia do coronavírus”.

continua após a Publicidade

Campanhas de conscientização e prevenção à doença serão intensificadas nas redes sociais, rádios e agendamento de entrevistas. “Serão enviados cartazes aos municípios para serem fixados  em locais de maior visibilidade, alertando a população sobre os principais sinais e sintomas, e onde ajuda no serviço de saúde para diagnóstico e tratamento precoce”, esclarece a coordenadora de Hanseníase.

CASOS

De acordo com a Agevisa foram registrados em Rondônia 517 casos em 2017.  Em 2018 o número aumentou para  737 casos. Em 2019 houve uma redução, foram 492 casos novos. Dados parciais de 2020 mostram que o número de casos novos caiu para 329.

Nos registros da Agevisa foram encontrados casos em menores de 15 anos com hanseníase. A coordenadora Albanete explica que essa faixa etária não deveria ser acometida pela doença. “Em virtude do longo período de incubação, portanto é um indicador de que temos adultos que não está em tratamento e está transmitindo a doença para essa faixa etária”.

CUIDADOS

Albanete diz ainda que a melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce, tratamento e o exame dos contatos dos casos diagnosticados.

“ Procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência a qualquer sinal ou sintoma da doença, tais como: manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, ou áreas da pele com alterações de sensibilidade  principalmente nos olhos, mãos, pés, caroços, dor e/ou espessamento de nervos periféricos”.

A hanseníase tem cura e o tratamento e cura é fornecido gratuitamente nas unidades básicas de saúde. A Agevisa alerta à população que quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento, mais rápido é a quebra da cadeia de transmissão, prevenindo possíveis incapacidades.

JANEIRO ROXO

Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para intensificar as ações de combate e conscientização sobre à doença. Com esse objetivo foi escolhida a cor roxa para enfatizar a luta contra o preconceito e a desinformação em que a hanseníase é vista.

No último domingo do mês de janeiro é considerado o Dia Nacional de Combate à Hanseníase, esse ano será no dia 31.


Ver comentários

Continue Lendo...

Isolamento Social Restritivo não é “confinamento”, explica especialista da Agevisa

Diante do atual cenário da pandemia, o Governo de Rondônia esclarece algumas dúvidas referentes ao atual momento vivido pelos rondonienses. Dessa forma, o estrategista de dados do Comitê Técnico-Científico, que integra o Comitê Interinstitucional de…

Leia Mais
Rondônia prepara logística para a chegada de mais de 33 mil doses da vacina contra o coronavírus

O Governo do Estado de Rondônia define a logística para o recebimento das vacinas de imunização contra à Covid-19, previstas para chegar nas primeiras horas desta terça-feira (19). Representantes de órgãos do Estado e da…

Leia Mais
Governo prorroga prazo para credenciamento de restaurantes de Porto Velho para o programa Prato Fácil

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), visando garantir maior participação de restaurantes interessados em se credenciar no Projeto Prato Fácil, prorrogou até o dia…

Leia Mais
Rondônia registra mais 1.215 casos de Covid-19 e 11 mortes nesta quinta-feira

Segundo informações divulgadas pela Sesau, estado tem 16.004 casos ativos da doença.

Leia Mais
Lacen e Fiocruz reforçam parceria para a extração de material genético e diagnóstico da Covid-19

Em virtude do aumento no número de amostras recebidas para diagnóstico de Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) alinharam uma parceria para reforço no diagnóstico de exames…

Leia Mais
DER utiliza rejeito de asfalto em trechos da RO-475 que liga Vale do Paraíso a Rondominas

Executados pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes, os serviços de manutenção das estradas sob responsabilidade do Governo do Estado continuam avançando durante o inverno amazônico, dentre eles, a aplicação de rejeito asfáltico…

Leia Mais