×

Governo de Rondônia intensifica ações do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Governo de Rondônia intensifica ações do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Comitê visa reduzir risco de desastres relacionados a incêndios florestais, bem como suas consequências ao meio ambiente e a qualidade do ar - Foto: Secom/Governo-RO

Em recente reunião no Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), tratou da constituição do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Com as queimadas associadas ao clima seco do verão amazônico em Rondônia, aumenta a incidência de problemas respiratórios, e em tempos de pandemia da Covid-19, os cuidados devem ser redobrados. A baixa umidade do ar por si só já é um agravante à saúde da população, associada à fumaça das queimadas o quadro só tende a piorar.

Preocupado com essa situação, o secretário da Sedam, Marcílio Leite Lopes, e o coordenador de Educação Ambiental (Ceam), Fábio França, se reuniram com o coronel Demargli da Costa Farias do CBMRO e a diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Ana Flora Camargo, para colocar em prática os objetivos do Comitê. A criação do Comitê Estadual de prevenção e Combate a incêndios Florestais está prevista no Decreto nº 11054, de 28 de maio de 2004.

A instauração do Comitê, visa reduzir o risco de desastres relacionados a incêndios florestais, bem como suas consequências ao meio ambiente e à qualidade do ar. A atuação baseia-se de forma preventiva em combates, com prioridade imediata aos sinistros no entorno das Unidades de Conservação.

Publicidade

Ver comentários

Continue Lendo...

Rondônia chega a 83% de pacientes curados da Covid-19

Mais nove pacientes graves receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha de Rondônia em Porto Velho. Cinco homens e quatro mulheres retornaram para seus lares no início da noite dessa…

Leia Mais
Polícia Ambiental realiza fiscalização para combater pesca clandestina

A pesca clandestina é considerada a principal causa da predação de espécies protegidas. O Batalhão de Polícia Ambiental alerta sobre as consequências de quem for pego atuando com pesca ilegal. Ela ameaça a biodiversidade, causa…

Leia Mais
Detran retoma exames práticos de direção veicular em Rondônia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia retomou os exames práticos de direção veicular no dia 20 de julho e as aulas técnico-teóricas na modalidade de ensino remoto, para que os Centros de Formação de…

Leia Mais
Emater retoma atendimento nos escritórios regionais

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) retoma gradativamente os atendimentos presenciais nos escritórios regionais do Estado. Desde o primeiro decreto estadual publicado em março, decretando estado de calamidade pública em…

Leia Mais
Governo de Rondônia investe mais de R$ 600 mil em novos EPIs e uniformes

As ações de manutenção de estradas seguem com intensidade durante o verão amazônico e, para garantir melhores condições de trabalho aos servidores operacionais que atuam nas frentes de serviço, o Departamento Estadual de Estradas de…

Leia Mais
População é alertada quanto ao uso de cerol ou linha chilena

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) orienta a população sobre os perigos do uso de linhas com material cortante (cerol ou linha chilena), por jovens, adultos e, principalmente, as crianças que…

Leia Mais