×

Governo de Rondônia realiza o lançamento do Cartão Cidade

Governo de Rondônia realiza o lançamento do Cartão Cidade

Com a nova tecnologia, a Sefin organiza os dados de contribuintes e globais das operadoras para que sejam números de inteligência fiscal - Foto: Frank Néry - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia está modernizando o Estado com a criação do sistema que disponibilizará o movimento de cartão de débito e crédito dos contribuintes do Imposto Sobre Serviços (ISS). Porto Velho é o primeiro município a fazer uso do sistema denominado Cartão Cidade. Com os dados será permitido que o município compare a arrecadação declarada com o movimento de cartão de crédito e débito.

O ISS é um imposto levantado pelos municípios e o Distrito Federal que cai em decorrência da prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Quase todas as operações envolvendo serviços geram a cobrança deste tributo. Com o uso do sistema pelas prefeituras, o Governo pretende trazer convergência nas informações, no qual pode aumentar a arrecadação e combater a sonegação.

Para o coordenador da receita estadual da Sefin, Antônio Carlos, o Cartão Cidade entra em vigor só agora, devido o Governo está evoluindo seus processos juntamente com as prefeituras. “As informações transmitidas e armazenadas para o Estado era de forma bruta. O Governo de Rondônia quer repassar informações mais precisas para os municípios, diferente do que é visto em outros estados”.

Publicidade

Com a nova tecnologia, a Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) organiza os dados de contribuintes e globais das operadoras para que sejam números de inteligência fiscal. A transferência de informações dos prestadores de serviço fornecidos serão correspondentes aos últimos 5 anos.

O funcionamento do sistema com os dados, acontecerá com o repasse dos contribuintes pelas prefeituras, mostrando quem são os colaboradores. A Sefin vai validar e devolver esses dados. O acesso a essas informações pelos servidores credenciados pelas prefeituras será por meio de certificado digital dando integridade e autenticidade aos dados respeitando a instrução normativa 41/2020.

LANÇAMENTO

A Secretaria de Finanças está gerando web service, para  que as prefeituras possam trabalhar diretamente com os dados. Todos os municípios vão estar habilitados e a Sefin vai fazer o monitoramento. O lançamento do Cartão Cidade está marcado para sexta-feira (25) às 15h.

Ver comentários

Continue Lendo...

Rondônia é destaque em cenário nacional com a menor taxa de letalidade da Covid–19

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não tem medido esforços nas ações de combate à Covid–19. Esse intenso trabalho resulta a queda no número de letalidade…

Leia Mais
Governo avança em obra de asfaltamento da RO-470 que liga Ouro Preto do Oeste a Vale do Paraíso

Gabriel do Carmo, 71 anos, e as netas observam da varanda de casa o progresso passar em frente da moradia localizada na RO-470, uma das diversas rodovias estaduais que está sendo recuperada pelo Governo de…

Leia Mais
Com mais de 2,1 mil focos de queimadas em 20 dias, RO tem o nono pior outubro desde 1998

Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Leia Mais
Estado e União repassam quase R$ 4 milhões por mês ao Hospital de Amor de Rondônia para tratamento de pacientes com câncer

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem um convênio com repasse mensal de R$ 1.950.000 (um milhão novecentos e cinquenta mil reais), e mais um repasse do governo…

Leia Mais
Fórum rondoniense aponta detecção precoce de Febre Aftosa como estratégia para manter o Estado livre da doença

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) participou do Primeiro Fórum Rondoniense sobre a Prevenção da Febre Aftosa, que apontou a detecção precoce da doença, com participação efetiva do produtor rural, em parceria…

Leia Mais
PRF anuncia leilão de veículos apreendidos em Rondônia

Confira a lista dos pátios para visitações em Rondônia.

Leia Mais