×

Governo de Rondônia vai comprar equipamentos para ampliar capacidade de testagem

Governo de Rondônia vai comprar equipamentos para ampliar capacidade de testagem

Foto: Ilustrativa/Pixabay

A Superintendência Estadual de Licitações (Supel) abre nesta sexta-feira (10), às 9h, o Edital de Chamamento Público nº 115/2020, atendendo pedido do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), para aquisição de aparelhos e equipamentos laboratoriais de análises de amostras biológicas para diagnóstico de Covid-19, visando ampliar a capacidade de testagem do laboratório.

A proposta do certame, segundo a pregoeira da Superintendência, Graziela Ketes, é a aquisição de extrator automático de RNA/DNA, cabine de segurança biológica e equipamentos laboratoriais do fluxo de pré-preparo de amostras biológicas para diagnóstico de Covid-19, a fim de instrumentalizar a automatização do diagnóstico de doença e ampliar a capacidade de testagem do Lacen, conforme indica o objeto do edital, que pode ser acessado no site da Supel, contemplando todas as informações do procedimento licitatório.

Neste ponto, essas aquisições são fundamentais, eis que extrator automático de RNA/DNA, por exemplo – que não foi adquirido na licitação anterior – é um sistema moderno de procedimento na realização de exames, que permite processar até 32 amostras simultâneas em cerca de 15-40 minutos, sem a necessidade de acompanhamento do usuário durante a execução, o que dará mais dinâmica (rapidez) e aumentará a produtividade e segurança ao trabalho da equipe técnica do Lacen.

Publicidade

Da parte do governo de Rondônia, as medidas de combate à pandemia se sucedem diariamente, e diante do quadro da crise sanitária no Estado, a Administração tem se esmerado ao máximo em esforço para responder às necessidades do sistema de saúde e atender melhor a população. Dessa forma, essas novas aquisições para atender ao Lacen obedecem ao rito emergencial de Calamidade Pública, decretada pelo governador Marcos Rocha, que, aliás, foi o primeiro gestor estadual do País a baixar as primeiras medidas e protocolos (decreto) de enfrentamento e combate à Covid-19.

“Neste momento da pandemia, o estado de Rondônia assegura que está com a sua governança de compras atuando no sentido de atender a todas às demandas”, assinala o superintendente Márcio Gabriel.

Ver comentários

Continue Lendo...

Rondônia chega a 83% de pacientes curados da Covid-19

Mais nove pacientes graves receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha de Rondônia em Porto Velho. Cinco homens e quatro mulheres retornaram para seus lares no início da noite dessa…

Leia Mais
Polícia Ambiental realiza fiscalização para combater pesca clandestina

A pesca clandestina é considerada a principal causa da predação de espécies protegidas. O Batalhão de Polícia Ambiental alerta sobre as consequências de quem for pego atuando com pesca ilegal. Ela ameaça a biodiversidade, causa…

Leia Mais
Detran retoma exames práticos de direção veicular em Rondônia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia retomou os exames práticos de direção veicular no dia 20 de julho e as aulas técnico-teóricas na modalidade de ensino remoto, para que os Centros de Formação de…

Leia Mais
Emater retoma atendimento nos escritórios regionais

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) retoma gradativamente os atendimentos presenciais nos escritórios regionais do Estado. Desde o primeiro decreto estadual publicado em março, decretando estado de calamidade pública em…

Leia Mais
Governo de Rondônia investe mais de R$ 600 mil em novos EPIs e uniformes

As ações de manutenção de estradas seguem com intensidade durante o verão amazônico e, para garantir melhores condições de trabalho aos servidores operacionais que atuam nas frentes de serviço, o Departamento Estadual de Estradas de…

Leia Mais
População é alertada quanto ao uso de cerol ou linha chilena

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) orienta a população sobre os perigos do uso de linhas com material cortante (cerol ou linha chilena), por jovens, adultos e, principalmente, as crianças que…

Leia Mais