×

Governo inicia novas turmas dos Programas de Residência Médica em Cacoal

Governo inicia novas turmas dos Programas de Residência Médica em Cacoal

Os profissionais tem a chance de ter no Estado, os programas de Residência Médica e Multiprofissional - Foto: Giliane Perin - Secom/Governo-RO

Na manhã desta segunda-feira (1), iniciaram as aulas dos Programas de Residência Médica, oferecidos pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Complexo Regional Hospitalar de Cacoal. Onze profissionais começaram a Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos (UTI), sete vão fazer a Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar (Urgência e Trauma), além disso, uma vaga também foi preenchida na Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Os Programas de Residência Multiprofissional tem oportunizado o aperfeiçoamento e a especialização de profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Odontologia. Além da área Multiprofissional, tiveram início também as Residências Médicas em Pediatria, com duração de três anos, Cirurgia Geral, dois anos, e Clínica Médica, também com duração de dois anos.

A Residência Médica constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). A partir de agora, o Complexo Hospitalar Regional de Cacoal conta com quatro novos residentes em Pediatria, dois novos residentes em Cirurgia Geral e quatro novos residentes em Clínica Médica. “O Governo de Rondônia está oferecendo todas as ferramentas para permitir que os profissionais busquem a capacitação. Não é uma tarefa fácil, a caminhada é árdua, mas a recompensa virá”, destacou o diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, João Henrique Paulo Gomes.

continua após a Publicidade

O médico Caciano Gonçalves de Aquino Neto é um dos profissionais que concluiu nesta semana a Residência em Cirurgia Geral, oferecida pelo Governo de Rondônia no Complexo Hospitalar. Servidor do Estado desde 2017, a partir de agora o médico coloca em prática, dentro do Hospital Regional de Cacoal, o aprendizado adquirido. “Para mim foi uma honra ter me formado aqui em Cacoal. No começo pensei que o ensino poderia ficar aquém do restante do país, entretanto vi a capacidade do Hospital Regional, de formar grandes profissionais. Hoje, me considero com a missão cumprida, pronto para o trabalho. Desejo sorte aos que estão iniciando agora e a minha certeza é de que o Complexo Regional Hospitalar só tem a crescer e aperfeiçoar ainda mais”, destacou o novo cirurgião geral.

Convidado para a aula inaugural dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional, o secretário executivo Regional do Governo de Rondônia em Cacoal, José Moura, enalteceu a atenção do Estado na formação de especialistas com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício na especialidade escolhida. “Hoje os profissionais têm a chance de ter no nosso Estado, os programas de Residência Médica e Multiprofissional, que os prepara para o exercício profissional. Ao mesmo tempo, coloca à disposição da sociedade, profissionais preparados para prestar um atendimento especializado e de qualidade. O governador, coronel Marcos Rocha, tem a atenção voltada à Saúde, não só na oferta do serviço, mas na capacitação dos profissionais que prestam os mais diferentes atendimentos”, finalizou Moura.

Ver comentários

Continue Lendo...

Foto: Ítalo Ricardo - Secom/Governo-RO

Quatro reeducandos foram responsáveis pela reforma.

Leia Mais
Mais de 663 jiparanaenses compareceram ao drive-thru de testes rápidos para covid-19 - Foto: Esio Mendes - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), disponibilizou mil testes para detecção do novo coronavírus em Ji-Paraná, nesta segunda-feira (12), no formato de drive thru, que consiste na realização…

Leia Mais
Em cumprimento às medidas de restrição social, o prédio está funcionando com 30% de ocupação, e todos os protocolos de segurança contra a infecção do vírus - Foto: Esio Mendes - Secom/Governo-RO

As atividades presenciais no prédio do “Tudo Aqui”, localizado na Avenida Sete de Setembro, em Porto Velho, retornaram na última terça-feira (6). O local concentra o maior fluxo de pessoas em busca de atendimentos, principalmente…

Leia Mais
Foto: Diego Queiroz-ALE/RO

Presidente da Assembleia Legislativa acolhe solicitação da entidade que representa os servidores.

Leia Mais
As vacinas recebidas em Rondônia são automaticamente distribuídas às Regionais de Saúde, no prazo de 24 horas - Foto: Daiane Mendonça - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), ao receber do Ministério da Saúde (MS) as vacinas para imunizar a população do Estado, faz a distribuição de todas as…

Leia Mais