×

Governo ressalta a importância dos conselheiros tutelares na garantia dos direitos da criança

O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) parabeniza os conselheiros tutelares estaduais pelo Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado nesta quarta-feira (18). A data foi instituída pela Lei nº 11.622, de 19 de dezembro de 2007 e criada em julho de 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Seas valoriza e apoia os conselheiros tutelares no desempenho de suas atividades laborais, atuando por meio de programas, campanhas, ações e projetos, que visam o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e adolescentes. O Programa Criança Protegida é mais um exemplo dessas ações. Desde 2019, os agentes que integram o Sistema de Garantia de Direitos, incluídos os conselheiros tutelares estão sendo capacitados pelo programa.

Em julho deste ano, a Seas realizou um treinamento online sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), e no próximo dia 7 de dezembro vai ofertar o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade Educação a Distância (EAD), para o Sistema de Garantia de Direitos. Uma parceria entre a Seas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

continua após a Publicidade

PAPEL DO CONSELHEIRO TUTELAR

O conselheiro tutelar é o responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, bem como garantir o cumprimento destes, assim dispõe o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto, pode ser definido como órgão instrumental de controle social, devido ao seu papel protetor de garantias das crianças e adolescentes, previstas constitucionalmente, bem como devem fiscalizar o atendimento feito por outras instituições.

Seu trabalho é de extrema relevância e indispensável para a comunidade, sobretudo para as vítimas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Uma das características mais marcantes do trabalho do conselheiro tutelar é a sua disponibilidade permanente para tutelar e zelar por crianças e adolescentes. Ao identificar possíveis violações, o conselheiro tutelar aplica as medidas necessárias para cada situação, seja encaminhando as denúncias para os órgãos responsáveis, orientando os pais e responsáveis e, atuando segundo os preceitos legais, enfrentando, muitas vezes, descontentamentos, conflitos e divergências situacionais.

Ver comentários

Continue Lendo...

Nova unidade do Cemetron foi modernamente equipada para receber pacientes da covid-19 do Estado - Foto: Antônio Lucas - Secom/Governo-RO

A ampliação do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) para atender prioritariamente pacientes clínicos da covid-19 reitera a disposição do Governo de Rondônia para que o Estado seja o mais dedicado a dar transparência…

Leia Mais
Advogado defende políticas públicas para inclusão de jovens pelo esporte

“É preciso que a legislação estadual incentive a classe empresarial a destinar recursos de patrocínio, por meio de benefícios fiscais”.

Leia Mais
Contratações temporárias buscam intensificar as frentes de serviço do DER - Foto: Gabriela Mourão - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), tornou pública a 7ª convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo do DER de 2020, para atuar nas Residências…

Leia Mais
A ação “Detran pela Vida” ocorreu nas principais vias de Ji-Paraná - Foto: Leandro Gobbo - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) vem desenvolvendo ações para orientar os condutores de veículos e cidadãos sobre a importância dos cuidados sanitários e de distanciamento social…

Leia Mais
Foto: Reprodução/TCE-RO

Os pilares do BVM estão em sintonia com o Profaz, organismo multiinstitucional cujo foco envolve também o desenvolvimento econômico-sustentável, prevalecendo a solidariedade, a cooperação e a sustentabilidade. Uma nova fonte de arrecadação de recursos para…

Leia Mais
Com a nova remessa, a Região do Café soma 42.412 doses já recebidas - Foto: Daiane Mendonça - Secom/Governo-RO

Um novo lote de vacinas contra a covid-19 chegou a Rondônia na quinta-feira (22) e já nesta sexta-feira (23) estará  à disposição dos 52 municípios rondonienses. O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual…

Leia Mais