×

Guajará-Mirim e Nova Mamoré recebem as primeiras vacinas para imunização da população contra a Covid-19

Guajará-Mirim e Nova Mamoré recebem as primeiras vacinas para imunização da população contra a Covid-19

Governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e o Secretário da Saúde, Fernando Máximo, carregaram o isopor com lote das vacinas CoronaVac para imunizar os grupos prioritários dos dois municípios - Foto: Esio Mendes - Secom/Governo-RO

guajara mirim e nova mamore recebem as primeiras vacinas para imunizacao da populacao contra a covid 19 - Guajará-Mirim e Nova Mamoré recebem as primeiras vacinas para imunização da população contra a Covid-19

Governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e o Secretário da Saúde, Fernando Máximo, carregaram o isopor com lote das vacinas CoronaVac para imunizar os grupos prioritários dos dois municípios – Foto: Esio Mendes – Secom/Governo-RO

Para esperança do povo rondoniense, finalmente a vacina contra a Covid-19 chegou aos municípios do entorno da fronteira Brasil-Bolívia. Mais cedo, o Governo do Estado de Rondônia participou, nesta terça-feira (19), da entrega da vacina na capital Porto Velho, depois seguiu para Guajará-Mirim de modo a realizar a entrega de vacinas e seringas neste município, como ainda em Nova Mamoré. A chegada do governador, coronel Marcos Rocha, com sua equipe, ocorreu por volta das 13h, no aeroporto de Guajará-Mirim. O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, também acompanhou a entrega.

Para Guajará-Mirim foram disponibilizadas 1.272 vacinas para profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus e 2.399 unidades para a população indígena. Já para Nova Mamoré, 384 vacinas atenderão os profissionais da saúde, que combatem diretamente a Covid-19, e 350 para os indígenas.

continua após a Publicidade

As vacinas e as seringas vieram de avião do Corpo de Bombeiros Militar e, depois de entregue, foi escoltada pela Polícia Militar de Rondônia, em conjunto com a Polícia Federal, os quais promoveram todo apoio logístico necessário para que os imunizantes chegassem com segurança. Guajará-Mirim e Nova Mamoré fazem parte da Central Regional de Frio de Porto Velho, sendo um dos primeiros municípios a receberem a vacina Coronovac, fabricada pelo laboratório chinês “Sinovac”, em parceria com Instituto Butantan.

Na ocasião, autoridades estaduais e municipais das duas localidades se fizeram presentes, prestando felicitações. A prefeita de Guajará-Mirim, Raissa Bento, demonstrou estar muito feliz em receber este primeiro lote. “É um momento de alegria e esperança, nós aguardávamos ansiosos para este dia e hoje estamos muito contentes, ainda mais por ser um dos primeiros municípios do Estado de Rondônia a receber as vacinas”, comenta.

O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro, concordou, pois para ele, não há notícia melhor para esta data. “A antecipação da chegada da vacina aqui em Guajará-Mirim e, consequentemente, em Nova Mamoré nos deixa muito feliz. A gente recebe isso com um certo alívio, em que a população ficará mais segura diante essa pandemia”, pontua, deixando claro, que hoje mesmo dará início a imunização.

Para o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, o momento deste dia é histórico. “Nós já sofremos muito, ficamos angustiados, com medo, foi um ano difícil para todos. Mas a chegada da vacina é um alento para nossos corações, é uma luz no fim do túnel. São doses milagrosas que vão salvar a vida de muitos rondonienses”, afirma, entusiasmado com o início da vacinação.

Pensando sempre além, de forma antecipada, o governador, coronel Marcos Rocha, diante dessa pandemia, mostrou empenho e coragem, conseguindo garantir muitos feitos à população, entre eles a construção de hospital de campanha de alvenaria em vez de lona, com usina de oxigênio, aquisição de EPIs (equipamentos de proteção individual), e especialmente, a aquisição de mais de um milhão de seringas.

“É uma vitória, porque a gente vem lutando e muito. Ao prever que teríamos a vacina em breve, nos preparamos para receber, distribuir e imunizar a população. Por isso, vamos continuar a levar a esperança a todo o Estado de Rondônia, hoje é o início de processo de cura da população”, destaca Rocha, emocionado.

No final do evento, o governador agradeceu imensamente pelo trabalho desempenhado pelo secretário Regional, Flávio Desert e por Giovani, comandante do Barco Hospital. Aproveitando o momento, o governador ainda agradeceu aos deputados, pelo apoio que a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia tem dado às ações do Estado. Saindo do município, as vacinas seguiram para Ji-Paraná.


Ver comentários

Continue Lendo...

Procon Rondônia estabelece prazo para justificativa de distribuidoras que não baixaram preço do combustível

O Governo do Estado, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), notificou e autuou cinco distribuidoras de combustíveis na última semana, durante fiscalização em Porto Velho. As empresas terão 10…

Leia Mais
Polícia Militar lança aplicativo “PMRO Cidadão” para otimizar atendimento à população rondoniense

Como forma de otimizar o serviço de Segurança Pública à comunidade rondoniense, o Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar (PM), lançou o aplicativo “PMRO Cidadão”, que permite, por intermédio de tecnologia facilitar o…

Leia Mais
Seduc oferece insumos aos municípios para garantir segurança à comunidade escolar

O Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalha em cooperação com as prefeituras do Estado para oferecer mais segurança no enfrentamento à pandemia da Covid-19, no possível retorno das…

Leia Mais
Rondônia recebe sétima remessa de imunizantes contra o coronavírus

O Governo de Rondônia por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) recebeu na tarde desta quarta feira (3), do Ministério da Saúde, mais uma remessa com 17 mil doses da vacina contra…

Leia Mais
Governo entrega ventiladores pulmonares para atender a população de Candeias do Jamari

Na manhã desta terça-feira (2) o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fez a entrega de dois ventiladores pulmonares, também conhecidos como respiradores, adquiridos por intermédio de  Emenda Parlamentar…

Leia Mais
TJRO celebra termo de cooperação técnica com Sebrae

Iniciativa busca oferecer capacitação às empresas de Rondônia para participar de processos licitatórios ofertados pelo PJRO.

Leia Mais