×

Hemocentro de Ji-Paraná registra queda de 50% nas doações

A doação voluntária de sangue caiu 50% no Hemocentro de Ji-Paraná. O registro demonstra que 250 pessoas seguem regularmente promovendo a solidariedade em doar sangue para salvar vidas, enquanto a média mensal era de 500 doadores espontâneos. O banco de sangue tem no cadastro oficial 37.065 doadores.

A redução de doadores voluntários está relacionada ao isolamento social imposto pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19. A direção do Hemocentro adotou as medidas sanitárias recomendadas para recepcionar as pessoas. “O serviço de coleta do sangue está funcionando diariamente, sem a necessidade do agendamento”, anuncia a assistente social Cleide Araújo.

“Ainda que os registros revelem essa drástica redução de doadores voluntários, a unidade tem assistido a todos os pacientes que necessitam de sangue, seja na rede pública ou privada das 13 cidades do entorno de Ji-Paraná”, garante o diretor da unidade, médico Luís Carlos Pereira, explicando que recorre às outras unidades da rede para atender a demanda.

Publicidade

Para se tornar um doador de sangue é simples. O doador deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar com documento de identidade e evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação. Maiores detalhes podem ser obtidos pelos telefones 3422-6762 e 99287-1247.

Em 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. “Ainda que estejamos atravessando uma fase pandêmica, vamos realizar uma recepção calorosa aos doadores”, anuncia Cleide Ribeiro, ao recordar que em anos anteriores a data era bem festejada.

Ver comentários

Continue Lendo...

Governo orienta população sobre higienização das máscaras

A máscara tem sido o melhor “instrumento” na prevenção de contágio da Covid – 19. A prática do uso no dia a dia tornou-se hábito na vida das pessoas. Apesar dessa mudança tão repentina, há…

Leia Mais
Regularização de propriedades rurais de Rondônia será impulsionada com a contratação de analistas ambientais

O Governo de Rondônia vai contratar 25 analistas ambientais para trabalhar com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no âmbito da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas e…

Leia Mais
Governo distribui cartas de crianças aos servidores estaduais para incentivar campanha de Natal

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) fez uma parceria com os Correios em prol da solidariedade. Como de costume, todos os anos a empresa pública federal realiza a campanha “Papai…

Leia Mais
Mais três quilômetros de asfalto da estrada do Belmont, em Porto Velho, estão em fase de conclusão

A estrada do Belmont, em Porto Velho, vem recebendo pavimentação asfáltica do Governo de Rondônia, por intermédio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). Até esse final de semana serão concluídos três…

Leia Mais
Preparativos para a 9ª Rondônia Rural Show iniciam em Ji-Paraná

A execução dos primeiros preparativos para a realização da 9ª Rondônia Rural Show já começaram. O evento está confirmado para ocorrer de 26 a 30 de maio de 2021, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em…

Leia Mais
Casa de Cultura Ivan Marrocos reabre visitação com exposição sobre a "Via Sacra", em Porto Velho

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) divulga a abertura da Casa de Cultura Ivan Marrocos na próxima segunda-feira (30), às 10h, para apresentar ao público a exposição “A 15° estação da Via Sacra”….

Leia Mais