×

Idaron destrói 440 sacas de sementes ilegais que foram apreendidas na divisa de Rondônia com Mato Grosso

Idaron destrói 440 sacas de sementes ilegais que foram apreendidas na divisa de Rondônia com Mato Grosso

Sementes não possuíam garantia de procedência ou de qualidade e estavam sem identificação da sementeira na embalagem - Foto: Idaron - Secom/Governo-RO

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) destruiu, no último dia 3, mais de 440 sacas com quase nove toneladas (8.800 Kg) de sementes ilegais de pastagens durante operação realizada no posto de fiscalização localizado em Machadinho do Oeste, próximo à fronteira de Rondônia com o Mato Grosso, com apoio da Supervisão Regional de Jaru, por meio do supervisor Engenheiro Agrônomo Alencar Pedralli.

As sementes foram apreendidas e os envolvidos autuados no início de 2018, quando foi verificado que as sementes não possuíam garantia de procedência ou de qualidade, sem identificação da sementeira na embalagem, sem termo de conformidade e sem nota fiscal, o que coloca em risco os pecuaristas que viessem a adquiri-las.“Por isso, no início deste mês, as sementes foram destruídas, conforme determina a legislação Federal e Estadual”, explicou o gerente de Defesa Vegetal da Idaron, Jessé de Oliveira Júnior.

Segundo ele, além dos problemas fitossanitários, como introdução de pragas e plantas daninhas, o produtor que adquire esse tipo de sementes não tem garantia de boa germinação e nem de identidade, o que pode comprometer a formação da área e gerar pastagens de cultivar diferente da escolhida, acarretando em grandes prejuízos na econômicos ao produtor e ao Estado.

Publicidade

“Um estudo realizado pela Idaron, com base em amostragens e análises das sementes oferecidas no comércio de insumos ao produtor rural rondoniense, nos últimos anos, aponta para um grave problema: Se apenas 25 % das pastagens do Estado forem reformadas de uma só vez, estima-se prejuízo na ordem de R$ 500 milhões, apenas considerando-se os custos com a compra das sementes de baixa qualidade, sem contar com os custos de transporte, adubação, preparo de solo, controle de daninhas e semeadura. Essa informação é conflitante com a tendência tecnológica nas propriedades rurais do Estado, visto que coloca em risco a segurança e fortalecimento do setor agropecuário rondoniense”, alerta o coordenador do Programa Estadual de Fiscalização de Sementes e Mudas e autor do estudo, Renê Suaiden Parmejiani.

Buscando reverter este panorama, em 2020, uma nova legislação para fiscalização de sementes e mudas será apresentada aos produtores do estado, conferindo à Idaron a segurança jurídica necessária para atuar com mais ênfase no combate à produção, comercialização e uso de sementes ilegais, assegurando a idoneidade deste insumo.

Assim, o pecuarista rondoniense poderá escolher o melhor fornecedor de sementes, registrado e certificado de fato pela Idaron.

O Disk Idaron 0800 643 4337 está prontamente disponível para receber denúncias de irregularidades com sementes.

Ver comentários

Continue Lendo...

Procon Rondônia divulga tabela com preços de materiais escolares

Com a proximidade da volta às aulas, o Procon Rondônia realizou entre os dias 8, 9 e 10 de Janeiro de 2020 uma pesquisa de preço de alguns dos principais itens utilizados pelos estudantes para…

Leia Mais
O uso da linha com cerol ainda coloca vidas em risco

A viseira do capacete rasgou, mas a linha passou no lado direito, diminuindo o impacto do ferimento. Mesmo assim, o mototaxista Aldenísio Rodrigues de Brito, 43 anos, cinco filhos, 11 anos de experiência, foi parar…

Leia Mais
Pequenos produtores recebem orientação para tornar terras pouco produtivas em negócios rurais lucrativos

Pequenos proprietários rurais da região do reassentamento Riacho Azul, em Porto Velho, foram ouvidos pelo vice-governador e governador em exercício de Rondônia, José Jodan, na terça-feira (14), para alinhar ações que façam de fato a…

Leia Mais
Investimento em máquinas e equipamentos impulsiona o agronegócio em Rondônia

O agronegócio brasileiro fechou 2019 responsável por 43,2% de tudo o que foi exportado pelo Brasil no último ano. Rondônia não fica atrás, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura…

Leia Mais
Número de autuações da Lei Seca reduziu 39% em 2019

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia tem trabalhado incansavelmente para coibir as infrações de trânsito e salvar vidas. Entre as ações educativas e repressivas está às blitz da Lei Seca, que são realizadas…

Leia Mais
Rondônia deve produzir 1,2 milhões de toneladas de soja na safra 2019/2020

O governo do Estado projeta que a produção de soja, em Rondônia, deve chegar a 1,2 milhões de toneladas na safra 2019/2020. O anúncio foi feita no sábado (11), durante o Circuito Tecnológico Amaggi, realizado na Fazenda São…

Leia Mais