×

Ipem inicia perícia em produtos comercializados nas prateleiras de supermercados

Ipem inicia perícia em produtos comercializados nas prateleiras de supermercados

Atividades são realizadas no Laboratório de Pré-Medidos do Instituto. - Foto: Alexandre Almeida - Secom/Governo-RO

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), iniciou na última segunda-feira (11), o período de perícias em produtos comercializados nas prateleiras de supermercados de Rondônia. Na avaliação, foram encontradas irregularidades em marcas de detergentes, sabonetes líquidos e toalhas umedecidas.

A ação tem o objetivo de conferir se os produtos ofertados nas prateleiras dos supermercados estão de acordo com as especificações contidas em suas respectivas embalagens.

Na avaliação realizada pelo Laboratório de Pré-Medidos do Instituto, o detergente e o sabonete líquido foram reprovados nos critérios de média do conteúdo líquido do produto de acordo com a Portaria 248/2008 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Já a toalha umedecida, foi reprovada na indicação dimensional na indicação da embalagem pela da Portaria 157/2002.

continua após a Publicidade

De acordo com o presidente do Ipem-RO, Aziz Rahal Neto, as ações garantem maior confiabilidade ao consumidor no ato da compra nos estabelecimentos. “Estamos monitorando constantemente os supermercados na capital e no interior, pois o consumidor tem que ter a segurança de que está adquirindo o produto de acordo com as suas especificações na embalagem”, destacou Aziz.

As empresas foram notificadas e terão dez dias para apresentar suas defesas junto ao jurídico do Ipem-RO, em virtude da constatação de irregularidade nos produtos.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda nos supermercados pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone (69) 98479-9055.

Ver comentários

Continue Lendo...

Isolamento Social Restritivo não é “confinamento”, explica especialista da Agevisa

Diante do atual cenário da pandemia, o Governo de Rondônia esclarece algumas dúvidas referentes ao atual momento vivido pelos rondonienses. Dessa forma, o estrategista de dados do Comitê Técnico-Científico, que integra o Comitê Interinstitucional de…

Leia Mais
Rondônia prepara logística para a chegada de mais de 33 mil doses da vacina contra o coronavírus

O Governo do Estado de Rondônia define a logística para o recebimento das vacinas de imunização contra à Covid-19, previstas para chegar nas primeiras horas desta terça-feira (19). Representantes de órgãos do Estado e da…

Leia Mais
Governo prorroga prazo para credenciamento de restaurantes de Porto Velho para o programa Prato Fácil

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), visando garantir maior participação de restaurantes interessados em se credenciar no Projeto Prato Fácil, prorrogou até o dia…

Leia Mais
Rondônia registra mais 1.215 casos de Covid-19 e 11 mortes nesta quinta-feira

Segundo informações divulgadas pela Sesau, estado tem 16.004 casos ativos da doença.

Leia Mais
Lacen e Fiocruz reforçam parceria para a extração de material genético e diagnóstico da Covid-19

Em virtude do aumento no número de amostras recebidas para diagnóstico de Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) alinharam uma parceria para reforço no diagnóstico de exames…

Leia Mais
DER utiliza rejeito de asfalto em trechos da RO-475 que liga Vale do Paraíso a Rondominas

Executados pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes, os serviços de manutenção das estradas sob responsabilidade do Governo do Estado continuam avançando durante o inverno amazônico, dentre eles, a aplicação de rejeito asfáltico…

Leia Mais