×

Lacen e Fiocruz reforçam parceria para a extração de material genético e diagnóstico da Covid-19

Lacen e Fiocruz reforçam parceria para a extração de material genético e diagnóstico da Covid-19

Parceria amplia capacidade de diagnóstico de Covid-19 - Foto: José Gadelha - Secom/Governo-RO

Em virtude do aumento no número de amostras recebidas para diagnóstico de Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) alinharam uma parceria para reforço no diagnóstico de exames da Covid-19 em Rondônia. No último fim de semana, o Laboratório de Virologia Molecular da Fiocruz recebeu uma quantidade de 470 amostras para a extração de material genético e diagnóstico, por meio da técnica de RT-qPCR (exame que identifica a presença do vírus, confirmando ou não a Covid-19 na amostra analisada).

De acordo com a direção do Lacen, estão sendo recebidas de 2.500 a 3.000 amostras, por dia. “Por meio dessa parceria com a Fiocruz, nós poderemos dar mais agilidade ao processamento das amostras, e, consequentemente, ampliaremos o nosso número de testagens diárias”, informou Cicileia Correia da Silva, diretora do Lacen. Segundo ela, o aumento considerável no envio de amostras, pelos municípios, começou a ser observado ainda na primeira quinzena de dezembro de 2020, “anteriormente, nós estávamos recebendo uma média de 800 a 1.000 amostras, diariamente, mas chegamos a receber cerca de 400 amostras” destacou.

Para a pesquisadora em Saúde Pública e chefe do Laboratório de Virologia Molecular da Fiocruz RO, Deusilene Vieira, o cenário mostra-se cada vez mais preocupante e exige a conscientização e o envolvimento de toda a população para que os números da Covid-19 voltem a patamares de redução e estabilização.

continua após a Publicidade

Na edição desta quarta (13/01), o Boletim diário divulgado pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informa que o estado já acumula 104.737 casos confirmados de Covid-19, com 1.966 mortes registradas, desde o começo da pandemia. A capital Porto Velho concentra o maior número de casos confirmados, 45.342, e 992 óbitos. Para conter o avanço dos números, o Governo do Estado publicou a Portaria n.º 28 (08 de janeiro de 2021), estabelecendo novo enquadramento dos municípios de acordo com o Decreto n.º 25.470, de 21 de outubro de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado. Conforme a nova portaria, Porto Velho e mais cinco municípios retornam para a Fase 2, que prevê o Plano de Distanciamento Seletivo. A Portaria n.º 28 entrou em vigor nesta segunda (11/01) e estabelece o cronograma de publicação da próxima classificação para 24/01.

O médico infectologista do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem/Sesau), Juan Miguel Villalobos-Salcedo, esclarece que as medidas de restrição são necessárias para um controle mais eficaz da transmissão do vírus SARS-CoV-2. O especialista avalia que o aumento no número de casos de Covid-19 pode estar relacionado ainda às datas comemorativas de dezembro de 2020, e pontuou que em relação ao isolamento social, os resultados não são imediatos como todos esperam, “sendo necessário um período de 2 ou 3 semanas para que a redução nas taxas de transmissão do vírus seja verificada”.

Ver comentários

Continue Lendo...

Polícia Militar lança aplicativo “PMRO Cidadão” para otimizar atendimento à população rondoniense

Como forma de otimizar o serviço de Segurança Pública à comunidade rondoniense, o Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar (PM), lançou o aplicativo “PMRO Cidadão”, que permite, por intermédio de tecnologia facilitar o…

Leia Mais
Seduc oferece insumos aos municípios para garantir segurança à comunidade escolar

O Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalha em cooperação com as prefeituras do Estado para oferecer mais segurança no enfrentamento à pandemia da Covid-19, no possível retorno das…

Leia Mais
Rondônia recebe sétima remessa de imunizantes contra o coronavírus

O Governo de Rondônia por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) recebeu na tarde desta quarta feira (3), do Ministério da Saúde, mais uma remessa com 17 mil doses da vacina contra…

Leia Mais
Governo entrega ventiladores pulmonares para atender a população de Candeias do Jamari

Na manhã desta terça-feira (2) o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fez a entrega de dois ventiladores pulmonares, também conhecidos como respiradores, adquiridos por intermédio de  Emenda Parlamentar…

Leia Mais
TJRO celebra termo de cooperação técnica com Sebrae

Iniciativa busca oferecer capacitação às empresas de Rondônia para participar de processos licitatórios ofertados pelo PJRO.

Leia Mais
Governo inicia novas turmas dos Programas de Residência Médica em Cacoal

Na manhã desta segunda-feira (1), iniciaram as aulas dos Programas de Residência Médica, oferecidos pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Complexo Regional Hospitalar de Cacoal. Onze profissionais…

Leia Mais