×

Linguagem de Programação é tema da próxima palestra on-line da Setic

linguagem de programacao e tema da proxima palestra on line da setic 1 - Linguagem de Programação é tema da próxima palestra on-line da Setic

Foto: Arquivo Setic

“Por que usar o Ruby On Rails em 2021?”, é o tema da palestra on-line que a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) promoverá nesta sexta-feira (16), às 12h. Essa programação faz parte da dinâmica de trabalho oferecido pelo órgão para a melhoria de atendimento por parte dos servidores estaduais.

O evento faz parte da Sixfire e o palestrante é o programador e fundador do OneBitCode, Leonardo Scorza. A plataforma é conhecida por oferecer artigos, tutoriais, cursos e lives sobre a programação. Dando ênfase dentro da plataforma da linguagem Ruby on Rails.

continua após a Publicidade

“ O palestrante falará o porquê de escolher essa linguagem e podendo ser a melhor opção dentre tantas outras disponíveis no mercado, vai mostrar a simplicidade dela e como isso pode aumentar a produtividade mantendo a qualidade”, explica o analista de Tecnologia da Informação e responsável pela organização do evento, Diego Barros de Oliveira.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Setic, Maico Moreira da Silva, a escolha da linguagem de programação é um ponto muito importante para sustentabilidade daquilo que se desenvolve. “Então, não é pegar qualquer linguagem de programação e você começar a desenvolver que você vai garantir uma consistência, uma continuidade. Então, uma das decisões principais que precisamos tomar é, qual é a linguagem de programação mais adequada para trabalhar dentro do Governo do Estado de Rondônia, dada aos problemas e os softwares que a gente tem que produzir,  fazemos uma série de filtros e critérios que a gente estabelece para tentar escolher qual é a melhor linguagem e a mais adequada para resolver aquele problema”.

Maico ressaltou ainda que a palestra vem para esclarecer para os programadores e aos estudantes da área que essa escolha de linguagem pode ser investida profissionalmente. “ O Governo de Rondônia vai começar a contratar pessoas que tem expertises e mais expertises nessa linguagem, porque ela é de fácil uso e tem uma sustentabilidade. É apresentada para a gente como uma opção para desenvolvimento de software de coisas pequenas e coisas rápidas. E nesse sentido que a Sixfire vai ser apresentada”.

A Sixfire tem o intuito de fomentar a cultura organizacional da gerência da Setic e tornar um momento único, divertido e de troca de experiência entre as equipes participantes. Podem participar da palestra on-line os profissionais da área (analistas e programadores) pela plataforma oficial de videoconferência do Estado e o público externo pode assistir pela rede social da Setic.

Ver comentários

Continue Lendo...

Excesso de velocidade associada ao álcool são as principais causas de sinistro de trânsito em Rondônia - Foto: Eleni Caetano - Secom/Governo-RO

Agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia em parceria com a Policia Militar realizaram a Operação Lei Seca na sexta-feira (26) e no sábado (27) nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná…

Leia Mais
Todos os rebanhos de Rondônia devem ser declarados até a próxima terça-feira, dia 30 de novembro - Foto: Frank Néry - Secom/Governo-RO

As vantagens para o pecuarista, indústria e para o Estado, principalmente econômicas, e a abertura de novos mercados consumidores, em decorrência da suspensão da vacinação contra a febre aftosa, são inquestionáveis e coloca Rondônia no…

Leia Mais
Foto: Assessoria - ALE-RO

Ainda há vagas para mais três disciplinas que serão iniciadas na próxima semana.

Leia Mais
PMRO estará garantindo a segurança com patrulhamentos durante os dias de prova do Enem em todo o Estado - Foto: Giliane Perin - Secom/Governo-RO

Visando reforçar a segurança para a aplicação das provas presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vão acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) montou um…

Leia Mais
Aulas presenciais serão ministradas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros, em Porto Velho - Foto: Elis Ramos - Secom/Governo-RO

Estão abertas até o dia 22 de novembro, as inscrições para cursos técnicos e de formação inicial, do Governo de Rondônia, na modalidade presencial, em Porto Velho. As aulas, que acontecem por intermédio do Instituto…

Leia Mais
Carteiras tecnológicas vão atender usuários de Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e de Porto Velho - Foto: Eleni Caetano - Secom/Governo-RO

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia iniciou a instalação de carteiras tecnológicas nos municípios de Ouro Preto do Oeste e Rolim de Moura, com previsão também para Porto Velho. As carteiras digitais vão atender…

Leia Mais