×

Menos de 7% da população de Rondônia fez algum teste de Covid-19

Até agosto, 118 mil pessoas do estado afirmaram ter feito algum teste.

Menos de 7% da população rondoniense realizou algum teste para detectar o novo coronavírus — do início da pandemia até o mês de agosto. O dado faz parte de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (23).

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid), 118 mil rondonienses declararam ter feito algum teste para saber se estavam com Covid-19, o que corresponde a 6,94% da população.

Até agosto, o grupo que mais realizou teste foi formado por pessoas com idades de 30 e 59 anos, representando 55% do total.

Publicidade

No mês passado, ao menos 36 mil pessoas tiveram resultado positivo em agosto, sendo que 3 mil tinham mais de 60 anos. O número é maior que no mês de julho, quando 23 mil pessoas tiveram resultado positivo.

O Distrito Federal foi a unidade da federação com o maior percentual de testes realizados (19,4%). Em seguida, estão os estados do Piauí (14,4%) e Roraima (12,0%). Já o Pernambuco registrou o menor percentual (5,8%), seguido por Acre (6,0%) e Minas Gerais (6,1%).

Aumento dos sintomas de gripe

Nesta quarta-feira, a PNAD Covid19 também revelou que houve um aumento no número de rondonienses que apresentaram sintomas de síndrome gripal.

Em julho, por exemplo, 91 mil pessoas tiveram pelo menos um sintoma que pode ser de Covid-19. Já no mês de agosto foram 97 mil pessoas com sinais de gripe.

“Entre os que apresentaram sintomas conjugados (mais de um sintoma), o aumento foi de 16 mil para 24 mil pessoas. Entre os que apresentaram um sintoma, 33,5% (32 mil) procuraram algum estabelecimento de saúde. Já entre os com sintomas conjugados, este índice foi 65,7% (16 mil) procuraram estabelecimento de saúde”, diz o IBGE.

Ver comentários

Continue Lendo...

Rondônia é destaque em cenário nacional com a menor taxa de letalidade da Covid–19

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não tem medido esforços nas ações de combate à Covid–19. Esse intenso trabalho resulta a queda no número de letalidade…

Leia Mais
Governo avança em obra de asfaltamento da RO-470 que liga Ouro Preto do Oeste a Vale do Paraíso

Gabriel do Carmo, 71 anos, e as netas observam da varanda de casa o progresso passar em frente da moradia localizada na RO-470, uma das diversas rodovias estaduais que está sendo recuperada pelo Governo de…

Leia Mais
Com mais de 2,1 mil focos de queimadas em 20 dias, RO tem o nono pior outubro desde 1998

Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Leia Mais
Estado e União repassam quase R$ 4 milhões por mês ao Hospital de Amor de Rondônia para tratamento de pacientes com câncer

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem um convênio com repasse mensal de R$ 1.950.000 (um milhão novecentos e cinquenta mil reais), e mais um repasse do governo…

Leia Mais
Fórum rondoniense aponta detecção precoce de Febre Aftosa como estratégia para manter o Estado livre da doença

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) participou do Primeiro Fórum Rondoniense sobre a Prevenção da Febre Aftosa, que apontou a detecção precoce da doença, com participação efetiva do produtor rural, em parceria…

Leia Mais
PRF anuncia leilão de veículos apreendidos em Rondônia

Confira a lista dos pátios para visitações em Rondônia.

Leia Mais