×

Nova CNH: modelo começa a valer em junho em Rondônia

Nova CNH: modelo começa a valer em junho em Rondônia

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido a partir de 1° de junho deste ano. A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), na terça-feira (31) não haverá impressão de CNH, mas os outros serviços prestados pela autarquia funcionarão normalmente. Essa parada técnica é necessária por causa dos ajustes que devem ser feitos no sistema da Base Nacional — retomando a produção com o novo modelo no dia 1° de junho.

Ainda de acordo com o Detran-RO, os condutores que estão com documentação em dia não devem se preocupar imediatamente em realizar a mudança da CNH.

continua após a Publicidade

“Os condutores só irão receber o novo documento à medida que forem renovando ou emitindo a segunda via, adicionar categoria ou tiver que mudar algum dado impresso. Quem não se enquadra nesses casos pode esperar até a renovação, ou seja, não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão, estando com a CNH válida”, informou o Detran.

Quem tirar a primeira habilitação após junho já vai receber o documento no novo modelo.

Novo modelo

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro. A nova CNH tem predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir (veja acima).

A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

O documento também vai apontar se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra “P”, ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra “D”. O modelo também mostrará se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.

A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

Ver comentários

Continue Lendo...

Dois casos suspeitos de varíola dos macacos em Rondônia são descartados

Os pacientes com suspeita da doença eram moradores de Rio Crespo (RO).

Leia Mais
Câmara aprova reajuste salarial de 6% para servidores públicos em Ji-Paraná

Votação teve unanimidade de vereadores. Município também votou a favor do pagamento de piso a professores.

Leia Mais
Assembleia Legislativa realiza sessão itinerante em Ji-Paraná

Projetos foram aprovados em primeira discussão.

Leia Mais
1ª ciclo procissão em Porto Velho faz homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora

Em 24 de maio é celebrado o dia da padroeira de Porto Velho e também de Vilhena.

Leia Mais
Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Deputado comanda Sessão Solene para a concessão da honraria aos agraciados.

Leia Mais