×

Operação apreende 12 dragas atuando de forma ilegal no Rio Madeira

Operação apreende 12 dragas atuando de forma ilegal no Rio Madeira

Equipes envolvidas na ação de fiscalização que teve o objetivo de impedir a extração irregular de minérios no rio Madeira - Foto: Lívia Balbino - Secom/Governo-RO

Teve início na manhã de sexta-feira (24), a operação conjunta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Polícia Militar Ambiental (PMA), com o apoio do Exército Brasileiro. A ação de fiscalização foi realizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Madeira e visou impedir a extração irregular de minérios.

Durante o final de semana de operação foram abordadas 12 balsas, que estavam realizando garimpagem na área de proteção ambiental, segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar Ambiental foram apreendidos mais de mil gramas de mercúrio, aproximadamente 132 gramas de ouro e 264 gramas de ouro azogado. Todo o material apreendido dentro das embarcações foi entregue à Polícia Federa. Além disso, as dragas só são devolvidas aos proprietários após a retirada dos motores pelo Exército, conforme informado pelo capitação Jairo, da Polícia Militar Ambiental.

O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Elias Rezende, ressalta a importância do apoio incondicional da Polícia Militar Ambiental em ações de fiscalização da Sedam, trabalho que demonstra a qualidade e precisão das atividades desenvolvidas pela secretaria. O secretário disse, ainda, que a Sedam espera um avanço grande as ações de fiscalização durante o ano de 2020.

Publicidade

A ação de fiscalização dentro da Apa do Rio Madeira permanece em andamento e os moradores de Porto Velho e região podem informar caso presenciem algum tipo de crime ambiental. “A população pode realizar denúncias ao registrar o flagrante com fotos, vídeos ou informar os nomes dos envolvidos à Sedam”, destacou Elias Rezende.

As denúncias também podem ser informadas por meio do número (69) 3212-9613 (Coordenadoria de Proteção Ambiental) e (69) 3212-9648 / 98482-8690 (Ouvidoria Ambiental), ou ainda, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), pelo número (69) 3230-1088. A identidade do cidadão será mantida em sigilo absoluto.

Ver comentários

Continue Lendo...

DER trabalha em ritmo acelerado na Rodovia do Boi

Apesar das fortes chuvas deste início de ano, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) vem dando sequência no trabalho de manutenção da malha viária sob sua responsabilidade. A RO-370 (também…

Leia Mais
Idaron apresenta balanço das ações executadas para suspensão da vacina contra febre aftosa

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) apresentou balanço das ações executadas com recursos do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa-RO), frente ao projeto de suspensão da vacinação contra febre aftosa,…

Leia Mais
Governo reduz gastos com diárias e orienta austeridade para toda administração

Envolvida no importante projeto de governança pública que vem melhorando a gestão e já diminuiu em 30% (R$ 530 mil) as despesas com diárias de seus órgãos vinculados, a Superintendência de Gestão de Pessoas (Sugep)…

Leia Mais
Sedam antecipa prevenção a crimes de desmatamento e queimadas ilegais em Rondônia

Em pleno inverno amazônico, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) antecipou ações preventivas ao desmatamento e queimadas em Rondônia durante o ano de 2020. O bom sinal para o êxito das operações deste ano…

Leia Mais
15 municípios de Rondônia comemoram 28 anos de emancipação neste dia 13 de fevereiro

O Estado de Rondônia celebra e reverencia o dia 13 de fevereiro, em homenagem a 15 cidades (municípios) importantes de seu território, fundados em 1992, que neste mesmo dia passaram a ter autonomia administrativa e…

Leia Mais
Governo entrega maquinários e inaugura nova sede regional da Idaron em Rolim de Moura

Depois de um conjunto de ações para beneficiar a sociedade nos municípios de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Cacoal, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, esteve em Rolim de Moura, na manhã de sexta-feira…

Leia Mais