×

Publicidade

Operações intensificam o combate ao desmatamento em Rondônia

Operações intensificam o combate ao desmatamento em Rondônia

Operação de fiscalização da Sedam com apoio do Batalhão da Polícia Ambiental - Foto: Arquivo Sedam

Com o intuito de combater o desmatamento e queimadas em Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realiza operações contra crimes ambientais. Neste mês, a Sedam participa da Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo governo federal, com ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais nos estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Segundo informações da coordenadoria de Proteção Ambiental (Copam) da Sedam, todos os envolvidos da Operação Verde Brasil estão em campo, resultando em madeiras apreendidas e multas emitidas às empresas que estavam realizando delitos ambientais. As madeireiras estão com suas atividades paralisadas até completar a verificação da documentação.

A Copam informou ainda que a Sedam vem realizando operações de combate ao desmatamento e queimadas, e a Operação Verde Brasil intensificou ainda mais os trabalhos de monitoramento e fiscalização. Estão sendo realizadas as operações Dragas, que combate à extração irregular de minérios no rio Madeira; Hiléia, que combate ao desmatamento e previne queimadas; e a Iara, que combate à pesca predatória em todas as bacias hidrográficas do estado de Rondônia, além de proteger os berçários de peixes.

Publicidade

Todas as operações de fiscalização e monitoramento realizadas em Rondônia contam com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental que, junto à Sedam, não tem medido esforços para combater os crimes ambientais.

Mesmo com a pandemia do coronavírus, a proteção ambiental foi definida como um dos serviços essenciais para a preservação dos rios, lagos, matas, e unidades de conservação, com o objetivo de proteger e garantir a preservação dos recursos naturais de Rondônia.

A Operação Verde Brasil 2 tem apoio de agentes de fiscalização da Sedam, Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Defesa Civil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Forças Armadas (Exército Brasileiro, Aeronáutica, Polícia Federal).

Ver comentários

Continue Lendo...

Rondônia volta ao 1° lugar no ranking nacional de transparência da Covid-19

Rondônia volta a se destacar nacionalmente na avaliação da qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus. Na quinta-feira (28), o Estado conquistou novamente excelência na prestação de informação à sociedade. Por três…

Leia Mais
Governo sanciona lei que institui indenização por exposição obrigatória ao Covid-19

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, promulgo, na quarta-feira (27), a Lei nº 4.782 que cria a indenização por exposição obrigatória ao novo coronavírus (Covid-19), no valor de R$ 300 (trezentos reais) em virtude…

Leia Mais
Governo oficializa entrega de 100 mil testes rápidos para municípios

As 100 mil unidades de testes rápidos para detecção de coronavírus adquiridas pelo governo do Estado foram oficialmente repassadas para o Conselho de Secretários Municipais do Estado de Rondônia (Cosems/RO) visando a distribuição imediata aos…

Leia Mais
Rondônia registra mais 4 mortes por Covid-19 e total chega a 137

Dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Quase 2 mil pessoas estão curadas.

Leia Mais
DER finaliza a recuperação de mais de 20 quilômetros da RO-135

O governo de Rondônia finalizou na terça-feira (26) manutenção em mais uma rodovia por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER-RO). A linha 160, na RO-135, que liga Alta Floresta…

Leia Mais
Alunos da rede estadual de Rondônia começam a receber o Cartão Alimentação Escolar

Com o brilho no olhar e emocionada, a dona de casa Arieli Dias foi a primeira a receber o Cartão Alimentação Escolar, com valor equivalente a R$ 75 (setenta de cinco reais), ofertado pelo governo…

Leia Mais