×

Pecuaristas de Rondônia têm até 30 de novembro para apresentar declaração do rebanho, alerta Idaron

Todos os rebanhos de Rondônia devem ser declarados até a próxima terça-feira, dia 30 de novembro - Foto: Frank Néry - Secom/Governo-RO

Todos os rebanhos de Rondônia devem ser declarados até a próxima terça-feira, dia 30 de novembro - Foto: Frank Néry - Secom/Governo-RO

As vantagens para o pecuarista, indústria e para o Estado, principalmente econômicas, e a abertura de novos mercados consumidores, em decorrência da suspensão da vacinação contra a febre aftosa, são inquestionáveis e coloca Rondônia no ranking brasileiro dos maiores exportadores de carne bovina em potencial. Contudo, para manter-se como área livre de aftosa sem vacinação, resultado da parceria entre Governo de Rondônia e o setor produtivo, o pecuarista precisa ficar ainda mais atento e manter as informações atualizadas sobre seu rebanho.

Para possibilitar ao Estado uma vigilância eficiente, a fim de prevenir possíveis casos da doença, apesar de não precisar vacinar, o produtor tem a obrigação de, periodicamente, sempre nos meses de maio e novembro, declarar seus rebanhos de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos (animais suscetíveis a doença), equídeos e aves, à Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastorial (Idaron) de Rondônia.

De acordo com o levantamento divulgado após a 1ª etapa de declaração (maio deste ano), referente ao rebanho de bovinos e bubalinos, cerca de 15,1 milhões de cabeças devem ser declaradas até o dia 30 de novembro.

continua após a Publicidade

“O produtor que deixar de declarar o rebanho até o prazo estipulado, sofrerá sanções e poderá ser impedido, mesmo que temporariamente, de comercializar o gado, pois não terá como emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA); documento importantíssimo para a movimentação de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros)”, alertou Walter Cartaxo, coordenador técnico da Idaron.

Ver comentários

Continue Lendo...

TCE-RO restringe trabalho presencial em suas unidades

A Portaria Conjunta n° 001/2022-GABPRES/CG, publicada nesta terça-feira (25/1) no Diário Oficial eletrônico do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), altera dispositivos da Portaria Conjunta n. 002/2021-GAPRES/CG, de modo a restringir o retorno ao trabalho…

Leia Mais
Mega da Virada: veja as cidades mais sorteadas da história do concurso

São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro encabeçam a lista.

Leia Mais
Rondônia completa 40 anos de instalação em novo ciclo de desenvolvimento

Nesta terça-feira, 4 de janeiro de 2022, Rondônia completa 40 anos de instalação. Dia que o primeiro governador, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, tomou posse e deu-se oficialmente início à administração pública. De lá…

Leia Mais
Vacinação contra Covid e gripe retorna na terça-feira (4) em Porto Velho

Pontos ficaram fechados nos dias 31 de dezembro, 1º, 2 e 3 de janeiro de 2022.

Leia Mais
Rondônia registra três mortes e 221 novos casos nesta quinta-feira (30)

Estado contabiliza 6.733 óbitos e 284.500 casos de coronavírus desde o início da pandemia, segundo boletim.

Leia Mais
Foto: Assessoria - OAB/RO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) informa que foi retomado o funcionamento da Sala de Apoio ao Advogado, instalada na Central de Polícia, em Porto Velho. O espaço foi completamente reformado,…

Leia Mais