×

Pit stop contra queimadas urbanas e rurais é realizado em Rolim de Moura

Pit stop contra queimadas urbanas e rurais é realizado em Rolim de Moura

Panfletos explicativos contendo orientações e canais de denúncia foram distribuídos para os motoristas - Foto: Ricardo Barros - Secom/Governo-RO

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Turismo (Semmadu) e a Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtran) de Rolim de Moura (RO), realizou na manhã de quarta-feira (29), um pit stop no centro da cidade. A ação tem como principal objetivo orientar a população e conscientizar sobre as consequências das queimadas urbanas e rurais.

A gerente regional da Sedam, Brenda Corteze Soares, explica que a campanha visa combater as queimadas, além de orientar a população dos riscos para a saúde das pessoas neste período de estiagem. “Fazemos a fiscalização por GPS e pelo aplicativo Guardião da Amazônia. O Guardião da Amazônia está fazendo a fiscalização urbana e o satélite de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realiza a fiscalização rural, enviando os pontos de queimadas. A equipe desloca-se até o local para realizar a fiscalização. Hoje o interesse é fazer a conscientização, explicar para as pessoas que tem multa e a multa não é um valor baixo. Por isso evite realizar queimadas”, disse.

Durante o evento, folders explicativos contendo orientações e canais de denúncia foram distribuídos para a população, além de adesivos colados nos veículos.

Publicidade

O secretário-executivo do Governo de Rondônia na Regional em Rolim de Moura, Adeilso da Silva, frisa que a conscientização e a participação da população são de suma importância, tendo em vista que as queimadas trazem problemas respiratórios, o que agravam ainda mais a saúde da população com os problemas causados pelo novo coronavírus (Covid-19).

DENÚNCIAS

A Sedam orienta a população que esse tipo de crime deve ser denunciado pelos telefones 0880 647 1150, Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 , ou através do aplicativo APP Guardiões da Amazônia que pode ser baixado gratuitamente.

Ver comentários

Continue Lendo...

Rondônia chega a 83% de pacientes curados da Covid-19

Mais nove pacientes graves receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha de Rondônia em Porto Velho. Cinco homens e quatro mulheres retornaram para seus lares no início da noite dessa…

Leia Mais
Polícia Ambiental realiza fiscalização para combater pesca clandestina

A pesca clandestina é considerada a principal causa da predação de espécies protegidas. O Batalhão de Polícia Ambiental alerta sobre as consequências de quem for pego atuando com pesca ilegal. Ela ameaça a biodiversidade, causa…

Leia Mais
Detran retoma exames práticos de direção veicular em Rondônia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia retomou os exames práticos de direção veicular no dia 20 de julho e as aulas técnico-teóricas na modalidade de ensino remoto, para que os Centros de Formação de…

Leia Mais
Emater retoma atendimento nos escritórios regionais

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) retoma gradativamente os atendimentos presenciais nos escritórios regionais do Estado. Desde o primeiro decreto estadual publicado em março, decretando estado de calamidade pública em…

Leia Mais
Governo de Rondônia investe mais de R$ 600 mil em novos EPIs e uniformes

As ações de manutenção de estradas seguem com intensidade durante o verão amazônico e, para garantir melhores condições de trabalho aos servidores operacionais que atuam nas frentes de serviço, o Departamento Estadual de Estradas de…

Leia Mais
População é alertada quanto ao uso de cerol ou linha chilena

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) orienta a população sobre os perigos do uso de linhas com material cortante (cerol ou linha chilena), por jovens, adultos e, principalmente, as crianças que…

Leia Mais