×

Plataforma gratuita intensifica fiscalizações contra focos de incêndio

Plataforma gratuita intensifica fiscalizações contra focos de incêndio

Aplicativo ajuda no combate a crimes ambientais - Foto: Frank Néry - Secom/Governo-RO

A plataforma Guardiões da Amazônia, criada com intuito de proteger a Amazônia no tocante a ilícitos ambientais, tem auxiliado nas denúncias anônimas de desmatamentos e queimadas, além de facilitar o empenho dos órgãos de fiscalização como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que utiliza do meio tecnológico para identificar, precisamente, através de coordenadas geográficas e em tempo real, onde as denúncias de focos de calor estão acontecendo no Estado via satélite.

A ferramenta foi desenvolvida pelo analista de Tecnologia Militar da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, José Mário Fraga Miranda.  “A Beleza da plataforma Guardiões da Amazônia está no fato do exército brasileiro fornecer uma ferramenta que possibilite aos mais diversos órgãos ambientais fazerem uso da arte da tecnologia sem que tenham qualquer despesa ou a necessidade de qualquer estrutura tecnologia avançada. É simplesmente aderir e desfrutar de tudo que a plataforma oferece “, esclarece o analista.

A Sedam é parceira da plataforma e tem acesso aos conteúdos de denúncias feitas através do aplicativo, além dos focos de calor e desmatamentos, é possível ter acesso a diversos gráficos como ranking de municípios com maior número de queimadas. O usuário também tem a opção de registrar, anonimamente, fotos e localização da denúncia.

Publicidade

Com tanta facilidade, o aplicativo virou um aliado na fiscalização e no monitoramento para as instituições. “O aplicativo vai criar milhões de fiscais do nosso meio ambiente, qualquer pessoa hoje em dia pode ser um fiscal do meio ambiente utilizando o aplicativo Guardiões da Amazônia, basta instalar no celular e ter consigo uma maneira de registrar esses danos ambientais. Isso vai ser depois validado e processado pelo órgão ambiental, que tomará as devidas providencias em relação a este dano”, explica o coordenador de Geociências da Sedam, Diogo Martins.

O sargento Fábio França, coordenador da Educação Ambiental da Sedam, explica que o aplicativo é essencial para os municípios. “Rondônia aderiu essa ferramenta com a parceria da 17ª Brigada e fizemos uma reunião onde estavam presentes representantes dos 52 municípios, muitos deles já estão aderindo a plataforma. Eu tenho feito a divulgação para prefeitos e secretários porque eles vão ter uma super ferramenta gratuitamente. Ela é muito simples de ser usada, e dá possibilidade de fazer denúncias tanto de desmatamentos e queimas como de garimpos ilegais. A foto já sai com as coordenadas do local e vai para os órgãos de fiscalização, que segue para averiguação. Após isso, poderá ser transformada em auto de infração, se constatada a veracidade”.

O aplicativo está disponível para sistemas iOS e Android, o sigilo da fonte é resguardado e restrito ao Exército.

Ver comentários

Continue Lendo...

Rondônia chega a 83% de pacientes curados da Covid-19

Mais nove pacientes graves receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha de Rondônia em Porto Velho. Cinco homens e quatro mulheres retornaram para seus lares no início da noite dessa…

Leia Mais
Polícia Ambiental realiza fiscalização para combater pesca clandestina

A pesca clandestina é considerada a principal causa da predação de espécies protegidas. O Batalhão de Polícia Ambiental alerta sobre as consequências de quem for pego atuando com pesca ilegal. Ela ameaça a biodiversidade, causa…

Leia Mais
Detran retoma exames práticos de direção veicular em Rondônia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia retomou os exames práticos de direção veicular no dia 20 de julho e as aulas técnico-teóricas na modalidade de ensino remoto, para que os Centros de Formação de…

Leia Mais
Emater retoma atendimento nos escritórios regionais

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) retoma gradativamente os atendimentos presenciais nos escritórios regionais do Estado. Desde o primeiro decreto estadual publicado em março, decretando estado de calamidade pública em…

Leia Mais
Governo de Rondônia investe mais de R$ 600 mil em novos EPIs e uniformes

As ações de manutenção de estradas seguem com intensidade durante o verão amazônico e, para garantir melhores condições de trabalho aos servidores operacionais que atuam nas frentes de serviço, o Departamento Estadual de Estradas de…

Leia Mais
População é alertada quanto ao uso de cerol ou linha chilena

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) orienta a população sobre os perigos do uso de linhas com material cortante (cerol ou linha chilena), por jovens, adultos e, principalmente, as crianças que…

Leia Mais