×

Polícia Civil de Rondônia alerta sobre golpe do motoboy e orienta população como não cair na fraude

Polícia Civil de Rondônia alerta sobre golpe do motoboy e orienta população como não cair na fraude

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Para alertar a população rondoniense sobre fraudes e golpes durante a pandemia, o delegado Swami Otto, chefe do Núcleo de Combate às Defraudações, revela que um dos crimes mais atuais no país neste período tem sido o golpe do falso motoboy. “Alguns bancos já começaram a reclamar sobre isso e a própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também já emitiu alguns alertas”, conta.

Segundo o delegado, os criminosos buscam as informações através de engenharia social ou outras formas de obterem esses dados, identificando o potencial vítima.

“Muitas vezes as vítimas são idosos, que têm a tendência a terem um grau de confiança maior nas pessoas”, declara.

O contato é feito por telefone, antes da ação direta. “Eles ligam e dizem para a vítima que o cartão pode ter sido clonado e que precisa ser feita a substituição desse cartão. Convencem a pessoa, principalmente as que são do grupo de risco como os idosos, de que para facilitar, e a pessoa não ter que se deslocar, vão enviar um motoboy representante do banco para buscar o cartão”.

Publicidade

Swami diz que, ao chegar na residência da vítima, o criminoso solicita senha e outras informações, e recomenda que o cartão seja cortado ao meio. “O problema é que no momento em que ele corta o cartão, ele não corta o chip, e isso pode ser aproveitado. Neste caso, ele tem posse dos dados da vítima, a senha e o chip do cartão. Com isso ele consegue fazer movimentações financeiras e o que quiser usando os dados do cartão”.

RECOMENDAÇÕES

O delegado orienta que é necessário desconfiar de contatos que não sejam realizados por um canal oficial do banco. “O ideal é que toda pessoa conheça o seu gerente e tenha o telefone para que em qualquer situação semelhante, possa tirar a dúvida diretamente com esse representante da instituição financeira. O banco só faz contato com os clientes por telefones oficiais, na maioria das vezes, números de telefones fixos, de uma central telefônica”.

Um detalhe que Swami destaca como importante é que, durante um contato com algum representante do banco, a senha nunca será solicitada a ser dita, apenas digitada. “Por exemplo, quando você recebe um e-mail de um domínio diferente deve ficar atento. A sua senha nunca deve ser fornecida. Não acesse ou clique em algum link enviado por e-mail, mensagem de SMS ou WhatsApp. O banco jamais vai mandar um motoboy até você”.

Caso haja suspeita de clonagem do cartão, o delegado explica ainda que a pessoa deve, ela mesma, fazer a inutilização do cartão, sempre quebrando o chip. “É muito importante esse alerta e orientação à população, para que as pessoas não caiam nesse tipo de golpe”, conclui.

Ver comentários

Continue Lendo...

Mais de 200 vagas de emprego estão disponíveis em Rondônia

Há oportunidades para engenheiro eletricista, pedreiro, vendedor entre outras.

Leia Mais
Presidente Laerte Gomes recebe pedido de bloqueteamento para pátio do IAAMO, em Mirante da Serra

Ele vai destinar emenda para atender ao pleito da unidade educacional, que conta com cerca de 150 alunos.

Leia Mais
Governo do Estado fiscaliza evolução das obras de saneamento básico em Ji-Paraná

Uma equipe de engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) realizou vistorias de fiscalização nas obras de construção da rede de esgoto, que está sendo executada em Ji-Paraná. Com recursos do Programa…

Leia Mais
Novas viaturas irão reforçar ações desenvolvidas na área da Segurança Pública de Rondônia

Mais 110 viaturas foram entregues na manhã de terça-feira (22) para o reforço das ações desenvolvidas na área da Segurança Pública de Rondônia. Esse é o segundo lote de viaturas do novo contrato de locação…

Leia Mais
Governo de Rondônia programa pagamento do retroativo salarial dos professores para outubro

O Governo de Rondônia vai pagar na folha do mês de outubro a diferença retroativa do salário (piso) dos professores estaduais, referente aos meses de janeiro a junho, com a previsão de um desembolso de…

Leia Mais
Detran Rondônia encerra Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) finaliza nesta sexta-feira (25), mas as ações educativas no Estado de Rondônia vão continuar. Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, conforme o artigo 326, é comemorada…

Leia Mais