×

Postos de combustíveis com aumento abusivo são autuados pelo Procon

O Procon Rondônia, órgão público de defesa do consumidor, realiza entre quinta (6) e sexta-feira (7) uma fiscalização em postos de combustíveis para apurar as denúncias de aumento abusivo nos preços da gasolina e do diesel que foram relatadas pelos consumidores. Apenas no primeiro dia de fiscalização foram seis postos que receberam um auto de infração e terão que responder a processo administrativo.

Nos postos autuados, foi constatado que o preço da distribuidora não tinha aumentado, mas mesmo assim foi repassado um aumento para os consumidores, essa é situação que tipifica o aumento abusivo segundo Estevão Ferreira, coordenador do Procon Rondônia.

“O Código de Defesa do Consumidor tipifica no artigo 39, inciso X, que a elevação sem justa causa do preço de produtos e serviços caracteriza prática abusiva. Os donos dos postos precisam estabilizar os preços, pois a população sofre muito com essa gangorra de valores e não consegue se programar. Caso comprovado as irregularidades, seria uma ação absurdamente lesiva ao consumidor rondoniense e nós, como órgão de proteção e defesa do consumidor, não podemos permitir essas manobras. Dessa vez estamos usando o instrumento de maior punição do Procon Estadual que são os autos de infração que podem culminar em multas consideráveis”, conclui Estevão.

Publicidade

Segundo o gerente de fiscalização, Vitor Ferrare, a ação foi desencadeada para apurar as inúmeras denúncias que o Procon Rondônia recebeu. “Tivemos quedas consecutivas do preço nas refinarias, agora em fevereiro tivemos outro de 4% na gasolina e com base nesse reajuste a tendência é que o combustível diminuísse de preço, mas aconteceu o inverso, o combustível aumentou”.

A denúncia pode ser feita no Tudo Aqui, em Porto Velho, ligando 151 ou pela internet no site https://www.consumidor.gov.br

Ver comentários

Continue Lendo...

Artesanato de máscaras caseiras prospera durante a pandemia

Na fila em frente à agência bancária na Avenida 7 de Setembro, em Porto Velho, a funcionária Aparecida pede encarecidamente à clientela, jovem, adulta ou idosa: “Use máscara, o senhor tem máscara? Sem ela, não…

Leia Mais
Inscrições para contratação temporária da Caerd vão até a próxima quinta-feira

Estão abertas as inscrições para os interessados em compor o quadro de funcionários da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd). O Edital nº 01/2020, de contratação temporária em caráter emergencial prevê 160 vagas…

Leia Mais
Dívida com a União é suspensa e recurso será utilizado no combate ao coronavírus em RO

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) obteve decisão favorável junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) no pedido de suspensão, por 180 (cento de oitenta) dias, da dívida que Rondônia possui com a União, objetivando destinar…

Leia Mais
Zonas críticas de malária em Rondônia receberão mosquiteiros com inseticida de longa duração

O Ministério da Saúde enviará nos próximos dias a Rondônia mais um carregamento de mosquiteiros impregnados (possuem inseticida de longa duração – Mild, por recomendação da Organização Mundial de Saúde – OMS) para distribuição em…

Leia Mais
Regional do DER na Zona da Mata executa serviços de manutenção da RO-491 em Santa Luzia

As regionais do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) estão dando continuidade em suas atividades de manutenção das vias sob responsabilidade do governo do Estado. Com uma malha viária de 692…

Leia Mais
Aeronaves do Corpo de Bombeiros e Base Aérea trazem nova remessa de 60 mil máscaras de proteção

Em menos de 24 horas após ter recebido a remessa de 16 mil máscaras de proteção NR95, o Governo de Rondônia adquiriu mais 60 mil unidades de máscaras do mesmo modelo, equipamento de proteção individual…

Leia Mais