×

Publicidade

Procon fiscaliza comércio de brinquedos na capital

Procon fiscaliza comércio de brinquedos na capital

A fiscalização busca proteger o cidadão, por meio da verificação da qualidade dos brinquedos e dos preços - Foto: Ésio Mendes - Secom/Governo-RO

O Dia das Crianças é uma das datas mais esperadas pelo mercado, já que movimenta e aquece o comércio Rondoniense. Nessa época centenas de consumidores vãos as ruas em busca do melhor presente, mas a pressa em adquirir um brinquedo pode trazer dor de cabeça para muita gente. E é aí que entra o trabalho da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) que fiscalizou lojas e estabelecimentos garantindo a proteção do consumidor.

“Nós fizemos um levantamento de preços nas principais lojas de brinquedo da capital para que o consumidor saiba antecipadamente a média de preços dos brinquedos sem ser pego de surpresa, e até fiscalizar, casa haja  elevação nos números” explicou o gerente de fiscalização, Vitor Ferrare.

Além da tabela de preços, as equipes estão verificando a qualidade do brinquedo e se ele possui o selo do Inmetro que certifica que o mesmo não oferece riscos as crianças. “Nós temos seguido o que determinou o nosso coordenador Estevão Ferreira e o governador Marcos Rocha, de proteger a nossa população. Os estabelecimentos que vendem brinquedos de forma irregular recebem notificações, além de multas que variam de R$ 684 a R$ 10 milhões, além de apreensão do objeto”, alertou.

O trabalho é realizado graças a implantação da Gerência de Fiscalização que ocorreu nesta gestão. Quem aprovou a iniciativa foi a Jusara Adriana e o Sidnei de Lima. Ambos são consumidores e pesquisam bastante antes de comprar um produto.

Publicidade

A Jusara diz que este ano com a correria acabou não tendo tempo de pesquisar, mas com o levantamento de preços realizado pelo Procon, fica tudo mais fácil. “Eu tento evitar deixar para a última hora, mas como já estamos aqui em Porto Velho vou aproveitar e dá uma olhada nos preços dos brinquedos” declarou.

Já Sidnei de Lima diz que primeiro gosta de ver a qualidade do produto, e ainda elogiou o trabalho das equipes de fiscalização. “Eu salvei uma criancinha de quatro anos que tinha engolido uma roda de um carrinho. A mãe dele havia comprado um brinquedo sem selo nem nada, e entregou para o filho. Se eu não tivesse lá naquele dia tinha acontecido uma tragédia, por isso é importante esse trabalho que eles estão fazendo nas lojas”, afirmou.

Para ter acesso as tabelas de preços basta clicar neste link ou procurar o órgão.

Ver comentários

Continue Lendo...

Em vigor, defeso proíbe pesca de espécies como dourada, jatuarana, filhote e outros

Já está proibida desde dia o 15 último e vai até 15 de março do próximo ano, a pesca da dourada, filhote, jatuarana e de outras espécies de características reprodutivas semelhantes, segundo informou na terça-feira…

Leia Mais
Pais incentivam e estimulam atletas rondonienses nos Jogos Escolares da Juventude no interior de Santa Catarina

Que o apoio dos pais no desenvolvimento dos filhos é fundamental na construção da identidade esportiva, ninguém deve ter dúvida. Atletas do judô e do basquetebol que defendem a bandeira de Rondônia no brasileiro escolar…

Leia Mais
Acumulado das exportações de carne bovina até outubro é 10% maior que 2018

No acumulado das exportações de carne bovina do estado de Rondônia, até o mês de outubro de 2019, o volume exportado no período de janeiro a outubro de 2018 é 10,29% maior, alcançando mais de…

Leia Mais
Detran anuncia redução no número de mortes em Rondônia

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é lembrado sempre no terceiro domingo de novembro de cada ano e foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Neste ano, a data será lembrada…

Leia Mais
Procon de Rondônia monitora precificação de produtos para a Black Friday

A tão aguardada Black Friday já começou em algumas empresas de comércio. A maior campanha de descontos atrai milhares de consumidores em todo o Estado de Rondônia, mas também preocupa com a veracidade dos valores…

Leia Mais
DER conclui recuperação da RO-463 e inicia serviços nas rodovias 205 e 464

Os serviços de recuperação de rodovias estão a todo vapor. O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) tem executado inúmeras ações para garantir melhor trafegabilidade cumprindo, assim, a determinação do governador…

Leia Mais