×

Reativação das usinas de nitrogênio deve promover melhoria do rebanho

Reativação das usinas de nitrogênio deve promover melhoria do rebanho

A usina do Centrer terá produção de oito litros de nitrogênio líquido/hora - Foto: Irene Mendes - Secom/Governo-RO

Com a produção paralisada há cerca de dois anos devido às avarias nos equipamentos, as usinas de nitrogênio instaladas na região de Ouro Preto do Oeste devem voltar à ativa nesta quinta-feira (6). O empenho foi do governador Marcos Rocha que determinou a reparação das máquinas para que a usina voltasse a funcionar para atender o produtor rural e intensificar as ações de fortalecimento do programa de melhoria genética do rebanho leiteiro.

Além da reativação da usina de nitrogênio, na mesma data também serão entregues veículos e equipamentos de informática para reestruturação da Emater-RO em todo o estado.

O fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural faz parte do Plano Estratégico do governo estadual para o desenvolvimento da agricultura familiar em Rondônia. As ações desencadeadas ao longo de 2019, visando essa estratégia, passaram pela reestruturação da Emater-RO, com o remanejamento de corpo técnico para atender as demandas locais, implantação de sistema de gerenciamento de Ater (Sigater) e aquisição de bens até a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das atividades no campo.

Publicidade

A reativação das usinas de nitrogênio faz parte dessa estratégia. Atendendo à solicitação do governador Marcos Rocha, o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, deu início, no final do ano passado, aos procedimentos para reparo e manutenção dos equipamentos tanto da usina instalada em Porto Velho quanto da instalada em Ouro Preto do Oeste. A proposta era visou dar continuidade às ações de desenvolvimento da pecuária de leite com incentivo à melhoria genética do rebanho.

Através do Projeto Inseminar, incentivado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e executado pela Emater-RO, para o desenvolvimento da pecuária leiteira no Estado, o governo subsidia (com recursos financeiros do Fundo Proleite) os produtores rurais familiares para aquisição do nitrogênio líquido a preços módicos. O nitrogênio contribui para que esses produtores consigam manter a temperatura de sêmens e embriões para serem utilizados posteriormente nas inseminações.

As indústrias de nitrogênio de Rondônia são modernas e automatizadas. A usina de Porto Velho já está produzindo e a do Centrer, que será reativada nesta semana, funcionará com capacidade para produzir oito litros de nitrogênio líquido por hora, beneficiando os produtores rurais familiares inseridos no Projeto Inseminar, do governo do Estado,

A reativação da usina será realizada às 14h desta quinta-feira (6), no Centro de Treinamento da Emater-RO, em Ouro Preto do Oeste quando também serão entregues 27 veículos, um caminhão baú, 73 notebooks, 46 impressoras e 68 bebedouros para os escritórios da Emater-RO.

Ver comentários

Continue Lendo...

Menos de 7% da população de Rondônia fez algum teste de Covid-19

Até agosto, 118 mil pessoas do estado afirmaram ter feito algum teste.

Leia Mais
Artista de RO denuncia ataques homofóbicos e racistas na internet

Juristas explicam como denunciar discursos de ódio nas redes sociais.

Leia Mais
Postos de combustíveis de Rondônia devem dar visibilidade sobre nova gasolina ao consumidor, alerta Procon

Com o aumento de 4% no preço da gasolina nas refinarias, feito pela Petrobras, que reflete na maioria dos estados brasileiros inclusive Rondônia, a partir desta quarta-feira (23), o Programa de Proteção e Defesa do…

Leia Mais
Secretário e técnicos da Sedam esclarecem ações ambientais na Assembleia Legislativa

Deputados questionam supostos abusos durante operações e cobram respeito aos produtores rurais.

Leia Mais
Referencial Curricular do Estado de Rondônia é lançado em evento online

Mais uma vez o Governo chega ao patamar de destaque e avança na Educação. Nesta terça-feira (22) foi lançado oficialmente o Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO) pelo canal do youtube Núcleo de Tecnologia…

Leia Mais
Rondônia é destaque com o melhor índice de segurança alimentar da região Norte

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018 que traça o perfil da segurança alimentar nos lares brasileiros. De acordo com os números, Rondônia…

Leia Mais