×

Rondônia é destaque como o Estado que mais testa para a Covid-19 no País

Já tendo realizado pouco mais de 91 mil testes rápidos e sorológicos para detectar a infecção pela Covid-19, e de se manter consecutivamente no 1º lugar no ranking nacional de transparência na divulgação da doença, o Estado de Rondônia foi nesta quinta-feira (9) destaque em rede nacional, em uma emissora de televisão, ao se posicionar em 1º lugar no ranking nacional de testagem para Covid-19.

O Estado de Rondônia foi o destaque nacional na testagem para a Covid-19. – Foto: Secom/Governo-RO

Num misto de preocupação com a doença e de satisfação pelo reconhecimento nacional do esforço de seu Governo no enfrentamento e combate da doença, o governador Marcos Rocha, foi enfático ao afirmar que o Estado não vai baixar a guarda e que manterá, enquanto for necessário, todas as medidas de controle da Covid-19, com ações concretas que se complementam com as testagens em todo território rondoniense, com orientações específicas, compra e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) e ampliação dos leitos hospitalares, clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre tantas outras medidas que estão sendo fundamentais nesta jornada de combate à pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

Conforme a divulgação do Jornal Nacional o Estado de Rondônia é o Estado que realiza mais exames para a Covid-19 no Brasil em termos proporcionais ao contingente populacional – a população do Estado de Rondônia é de 1,7 milhão de habitantes -, mantendo uma média de teste de 27 pessoas para cada grupo de mil, o maior índice desta ação em todo o Brasil, contrastando com o Estado de Goiás, que está no último lugar neste ranking, com apenas 6,76 testes para cada mil habitantes.

O exemplo de Rondônia correu o País com as iniciativas de sucesso de testagem e também pelos investimentos que o Estado realizou para dotar o Laboratório Central (Lacen) e os demais serviços de saúde dos melhores recursos e equipamentos para atendimento à população e a realização de exames com qualidade, rapidez e segurança. O destaque desse conjunto de ações é o Mapeia Rondônia, com o Drive Thru que vem sendo realizado pela Secretaria de Saúde (Sesau) e Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), que popularizou as medidas de orientação e a realização de testes rápidos para a Covid-19, que a cada etapa, geralmente nos finais de semana, testa milhares de rondoniense, e assim, antecipa procedimentos e medidas para tratamento da doença.

Importa destacar que, conforme explica o secretário da Saúde, Fernando Máximo, sem a adoção dessas medidas baixadas pelo Governo, a situação da Covid-19 teria sido um desastre para o Estado e a população, fato que só o tempo vai atestar. “O estado que não teve os cuidados que tivemos está pagando um preço muito alto, com o sofrimento da população e perdas irreparáveis em todos os aspectos”, disse o titular da Sesau, informando que diariamente no Portal do Governo – www.rondonia.ro.gov.br – boletins informativos sobre a Covid-19 no Estado de Rondônia.

Ver comentários

Continue Lendo...

População é alertada quanto ao uso de cerol ou linha chilena

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) orienta a população sobre os perigos do uso de linhas com material cortante (cerol ou linha chilena), por jovens, adultos e, principalmente, as crianças que…

Leia Mais
Terceira parcela do cartão alimentação será liberada para alunos da rede pública

Na segunda-feira (10), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia a liberação de novos créditos do cartão alimentação às escolas que têm alunos enquadrados em situação de vulnerabilidade social, cadastrados no Programa Bolsa Família. O…

Leia Mais
Mais 10 quilômetros de pavimentação da RO-383 são recuperados entre Cacoal e Nova Estrela

Equipe técnica do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) recebeu nessa quarta-feira (5) mais um trecho de dez quilômetros recuperados da RO-383 no município de Cacoal. Responsável pelas obras, o Departamento Nacional de…

Leia Mais
TCE emite parecer prévio pela reprovação das contas de Campo Novo

Em sessão plenária telepresencial, o Tribunal de Contas emitiu parecer prévio pela reprovação das contas do município de Campo Novo de Rondônia, exercício 2018. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), durante sessão plenária telepresencial…

Leia Mais
Governo trabalha na recuperação de ponte em Corumbiara

O Governo de Rondônia segue em ritmo forte atendendo as demandas da comunidade da região Sul do Estado. Em Corumbiara, o Departamento de Estradas e Rodagem e Transporte (DER), sob a coordenação da 1ª Residência…

Leia Mais
“Não queime”, alertam ações preventivas realizadas em Rondônia

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia, está intensificando as ações preventivas capazes de evitar o cenário que inevitavelmente levaria à sobrecarga o sistema hospitalar. Durante as queimadas de 2016, o Hospital Cosme…

Leia Mais