×

Rondônia sedia a primeira Audiência Pública sobre resíduos sólidos da região Norte

Rondônia sedia a primeira Audiência Pública sobre resíduos sólidos da região Norte

Cerca de 30 pessoas participaram de forma presencial da audiência pública sobre Resíduos Sólidos em Porto Velho - Foto: Edcarlos Ferreira/Secom-Governo-RO

A primeira audiência pública para estabelecer as diretrizes oficiais do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) no Norte do país foi realizada nessa quarta-feira (14), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Uma parceria entre Governo de Rondônia e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

No evento foram apresentadas as diretrizes e novidades para o gerenciamento dos resíduos sólidos no território nacional, de modo a envolver e distribuir responsabilidades a todas as esferas do poder, inclusive o empresarial. Entre os assuntos que compõem o plano estão: consumo consciente e descarte adequado, tipos de coleta, destinação final dos resíduos, reutilização, catadores e a recuperação dos materiais recicláveis, indústrias recicladoras, reciclagem de resíduos orgânicos, recuperação energética, combustível derivado de resíduos, rejeitos e sustentabilidade.

O evento teve participação limitada por causa da pandemia, e cerca de 30 pessoas assistiram presencialmente a transmissão ao vivo, que aconteceu no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, e 80 pessoas de forma on-line. A transmissão do evento reuniu milhares de internautas no canal do Ministério do Meio Ambiente.

continua após a Publicidade

“O nosso evento foi um sucesso, foi a primeira audiência pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, e o Estado de Rondônia foi escolhido para representar a região Norte, receber o pessoal do Ministério e todas as outras pessoas de entidades envolvidas, como a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelp). Conseguimos realizar a transmissão ao vivo, pelo YouTube, onde o público participou com perguntas. Rondônia cumpriu com o seu papel de anfitrião, porque o projeto não é nosso, só abriu as portas, deu apoio para que essa Audiência Pública fosse realizada, e assim, possamos ter um Plano Nacional que integre todos os outros planos estaduais e que contemple os municípios”, destacou a coordenadora de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Daniely Sant’anna.

A coordenadora acredita que agora o Estado deve fazer uma gestão melhor dos resíduos, sejam das zonas urbana e rural, com metas estipuladas. “Vamos acompanhar as próximas audiências pelo país, para no final, depois de uma compilação das propostas e das sugestões da população, a gente possa ter o produto final, que é o plano em si”, Ponderou.

Também estiveram presentes compondo a mesa, o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França, a representante da Abrelp Gabriela Otero e o secretário Adjunto da Sedam, Edgard Menezes .

As Audiências Públicas sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos vão percorrer as regiões do país. No dia 16 de outubro será na região Centro-Oeste, Sul (19), Sudeste (21) e Nordeste (23).

As contribuições ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos podem ser realizadas Aqui, até o dia 16 de novembro de 2020.

Ver comentários

Continue Lendo...

Excesso de velocidade associada ao álcool são as principais causas de sinistro de trânsito em Rondônia - Foto: Eleni Caetano - Secom/Governo-RO

Agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia em parceria com a Policia Militar realizaram a Operação Lei Seca na sexta-feira (26) e no sábado (27) nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná…

Leia Mais
Todos os rebanhos de Rondônia devem ser declarados até a próxima terça-feira, dia 30 de novembro - Foto: Frank Néry - Secom/Governo-RO

As vantagens para o pecuarista, indústria e para o Estado, principalmente econômicas, e a abertura de novos mercados consumidores, em decorrência da suspensão da vacinação contra a febre aftosa, são inquestionáveis e coloca Rondônia no…

Leia Mais
Foto: Assessoria - ALE-RO

Ainda há vagas para mais três disciplinas que serão iniciadas na próxima semana.

Leia Mais
PMRO estará garantindo a segurança com patrulhamentos durante os dias de prova do Enem em todo o Estado - Foto: Giliane Perin - Secom/Governo-RO

Visando reforçar a segurança para a aplicação das provas presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vão acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) montou um…

Leia Mais
Aulas presenciais serão ministradas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros, em Porto Velho - Foto: Elis Ramos - Secom/Governo-RO

Estão abertas até o dia 22 de novembro, as inscrições para cursos técnicos e de formação inicial, do Governo de Rondônia, na modalidade presencial, em Porto Velho. As aulas, que acontecem por intermédio do Instituto…

Leia Mais
Carteiras tecnológicas vão atender usuários de Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e de Porto Velho - Foto: Eleni Caetano - Secom/Governo-RO

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia iniciou a instalação de carteiras tecnológicas nos municípios de Ouro Preto do Oeste e Rolim de Moura, com previsão também para Porto Velho. As carteiras digitais vão atender…

Leia Mais