×

Rondônia volta ao 1° lugar no ranking nacional de transparência da Covid-19

Rondônia volta ao 1° lugar no ranking nacional de transparência da Covid-19

Houve um esforço para, prontamente, atender a solicitação de informar dos dados de leitos para pacientes com Covid-19 e os leitos gerais - Foto: Daiane Mendonça - Secom/Governo-RO

Rondônia volta a se destacar nacionalmente na avaliação da qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus. Na quinta-feira (28), o Estado conquistou novamente excelência na prestação de informação à sociedade. Por três semanas consecutivas, Rondônia esteve em primeiro lugar, e na última semana estava na terceira posição, mas com manutenção de nível alto de transparência.

A avaliação é feita pela organização da sociedade civil Open Knowledge Brasil (OKBR) e tem refletido o conjunto de esforços que Rondônia tem adotado para ser o mais fidedigno e preciso quanto às informações sobre o panorama da doença no Estado. Em coletiva de imprensa na sexta-feira (29), o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, destacou o orgulho para os rondonienses de alcançar esse alto patamar de transparência.

”Mais uma vez estamos felizes por Rondônia atingir 100% de transparência. Esse primeiríssimo lugar  é motivo de alegria para nós, e mostra como as coisas estão acontecendo de forma correta”, afirma o secretário.

A diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Ana Flora Camargo Gerhardt, reforça o trabalho conjunto para a conquista da colocação positiva no ranking. ”Sentimos orgulho por todo esse trabalho que o Estado tem feito quanto à transparência. Rondônia, através de uma estratégia em conjunto da Sesau, Controladoria Geral do Estado (CGE), Agevisa , e de todos os envolvidos, chegou a 100% de transparência.

Publicidade

O retorno de Rondônia ao 1º lugar no ranking se deve ao fato do Estado ter prontamente mobilizado-se para atender dois requisitos na avaliação nacional: Dados de incidência de influenza e quantidade de leitos gerais no Estado.

De acordo com a diretora da Agevisa, houve um ação efetiva e célere para voltar a dar resposta e transparência aos dados relacionados à influenza, responsável por sintomas gripais parecidos com os da Covid-19. ”Antes, nós vínhamos mantendo as informações da quantidade de casos da H1N1 e H1N2, pois, assim como para Covid-19, o Lacen realiza esses exames. Mas os insumos do Ministério da Saúde reduziram e o próprio Ministério orientou para fazer só os referentes à Covid-19, porém buscamos dar resposta a isso e estamos fazendo essa análise nos casos internados, o sistema foi redirecionado e voltamos ao primeiro lugar na transparência”, explica.

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação (CTI/Sesau), Felipe Jeferson Guedes, houve todo um esforço para, prontamente, atender a solicitação de informar dos dados de leitos para pacientes com Covid-19 e os leitos  gerais, que era uma das exigências para consolidar 100% da transparência das ações do Estado. Ele destacou, ainda, que é uma determinação do governador coronel Marcos Rocha, da Sesau e  da Agevisa,  ampliar e usar com qualidade as ferramentas tecnológicas para manter a população informada sobre o enfrentamento à pandemia.

O coordenador destacou, ainda, que Rondônia é considerado não só o Estado com o portal mais transparente, mais também o mais simples de visualização. ”Isso para nós é muito gratificante porque essa é nossa missão. Esse portal, com 100% de transparência, nos ajuda até a desmentir fake news e notícias tendenciosas, e reflete que o trabalho que estamos fazendo é sério”, aponta.

COMUNICAÇÃO

A comunicação é um eixo estratégico do Plano de Contingência do Estado de Rondônia para Medidas de Prevenção e Controle da Infecção Humana pelo Coronavírus, juntamente com Vigilância dos Pontos de Entrada; Vigilância em Saúde e Assistência em Saúde.

O governo tem usado diversas plataformas e meios de divulgação das notícias e dados relacionados à pandemia. A Sesau recomenda que a população faça uso sempre dos canais oficiais de comunicação para atualizar-se sobre os riscos da doença, medidas corretas para a prevenção e controle, situação epidemiológica em Rondônia.

A população pode ter acesso a essas informação através do Portal Coronavírus, que inclui o Boletim Diário de Casos, o Boletim Epidemiológico Semanal, Relatório de Ações de Enfrentamento à Covid-19 do Sistema de Comando de Incidentes – Sala de Situação Integrada (SCI) , o Painel Covid-19 Rondônia e ainda o Portal da Transparência de Rondônia, que traz informações sobre contratações diretas sem licitação e quando elas ocorrem, acompanhamento de chamamentos públicos e demais processos referentes ao período de pandemia.

Ver comentários

Continue Lendo...

Taxa de ocupação de UTIs cai para 84,6% com abertura de novos leitos em RO

Informação foi repassada pela Sesau em entrevista coletiva nesta sexta-feira (3).

Leia Mais
Governo de Rondônia alinha com Legislativo e Município avanços na reforma do aeroporto de Cacoal

As obras de ampliação do Aeroporto Capital do Café, em Cacoal, uma referência dentro do estado de Rondônia contemplando demandas de 16 municípios, foi o tema principal da reunião realizada através de videoconferência, com a…

Leia Mais
Artesãos de Rondônia podem utilizar plataforma online para anunciar produtos e serviços a custo zero

Os artesãos do estado de Rondônia podem utilizar a plataforma digital Mercado Azul, para divulgação dos trabalhos. O site é uma alternativa para que os artesãos e empreendedores anunciem os produtos e serviços a custo…

Leia Mais
Parecis tem apenas um caso confirmado de Covid-19 em mais de 90 dias

Desde que iniciou o processo de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia, somaram mais de 90 dias sem que o município de Parecis – que fica na região centro-sul de Rondônia – registrasse um único caso…

Leia Mais
2ª parcela do Cartão Alimentação é liberada aos estudantes

Mais de 47 mil famílias receberam o benefício no valor de R$ 75.

Leia Mais
Rondônia tem quase 22 mil diagnósticos de Covid-19

Porto Velho segue sendo a cidade com maior número de infectados.

Leia Mais