×

Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania abre inscrições para curso de Operações Especiais e Táticas

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (17), com encerramento previsto para o dia 28 de fevereiro.

Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania abre inscrições para curso de Operações Especiais e Táticas

Treinamento do Curso de Operações Especiais (Coesp) - Foto: Daniel Garcia/Arquivo PC

O processo seletivo para vagas de cadastro reserva para os cursos de Operações Especiais e Operações Táticas Especiais 2020 já estão abertas. Serão dois cursos destinados a policiais militares e civis, que deverão realizar teste físico classificatório para priorização das vagas.

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (17), com encerramento previsto para o dia 28 de fevereiro.

Podem participar oficiais e praças da Polícia Militar, agentes e delegados da Polícia Civil do Estado de Rondônia, obedecidas as prescrições contidas no edital do processo de seleção.

Publicidade

O objetivo é capacitar militares que queiram fazer parte do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e policiais civis que desejam se especializar nos trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core).

As atribuições de ambos são muito semelhantes no que tange as operações de altíssima complexidade. No Bope, por exemplo, o policial será habilitado a exercer ações especiais como: roubo a banco, explosivos, mergulho, reféns localizados, tiro de precisão, entre outras atividades. Já na polícia civil, os principais ensinamentos são: cumprimento de mandado de prisão envolvendo elementos de altíssima periculosidade, resgatar pessoa sequestrada em cativeiro, combate em ambiente confinado, atendimento pré-hospitalar tático, tecnologia menos letais, dentre outras funções.

O Secretário de segurança pública do estado de Rondônia, José Hélio Cysneiros Pachá, conta que os aprovados no curso serão encaminhados para as unidades especializadas de suas instituições para permitir a aplicação dos conhecimentos e a consolidação da experiência adquirida durante o curso de Operações Especiais e Operações Táticas Especiais.

“Investir em Operações Especiais é prioridade na qualidade dos serviços prestados pelas polícias, temos excelentes profissionais na segurança pública que precisam estar sempre preparados e atualizados para as ocorrências de alta complexidade, fazemos hoje o que nunca foi feito anteriormente, porque contamos com a liderança do governador coronel Marcos Rocha, homem de visão macro com a missão de garantir a proteção da sociedade Rondoniense,” finalizou Pachá.

Os candidatos selecionados para a realização de cursos em vagas que venham surgir em outros estados do Brasil, devem se adequar no certame do Estado que ofertar a vaga. Só este ano, já estão previstos cursos nos seguintes estados: Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Goiás, Rio Grande do Sul, Pará, Amazonas, Ceará, Bahia e Distrito Federal.

Ver comentários

Continue Lendo...

Governo recomenda boas práticas aos feirantes de Rondônia

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), enviou aos chefes do Poder Executivo Municipal de Rondônia uma resolução com recomendações de boas práticas para a continuidade da realização de…

Leia Mais
Governo disponibiliza atualização cadastral de fornecedores e abre inscrições para novas empresas

Às empresa que tenham interesse em prestar serviços para o governo do Estado, estão abertas a atualização cadastral e inscrições de novos cadastros. Embasada pelo Artigo 34, inciso 1º da Lei Federal nº 8.666/93, a…

Leia Mais
Consumo consciente é fundamental para evitar desabastecimento em supermercados

As medidas de contenção da Pandemia do Covid-19 (novo coronavírus) fez com que muitas pessoas, temendo o desabastecimento, fossem aos supermercados para a compra de uma grande quantidade de alimentos a serem estocados. Para resolver…

Leia Mais
Agero regulamenta serviços de transporte de passageiros e suspende multas das empresas

Como uma medida mais no enfrentamento da disseminação do novo coronavírus em Rondônia, o Governo do Estado regulamentou esta semana os serviços do transporte intermunicipal de passageiros, em linhas regulares, fretamentos eventuais e outras providências,…

Leia Mais
Corpo de Bombeiros de Rondônia alerta sobre o uso de álcool em gel adulterado

Com a pandemia do coronavírus, o uso do álcool em gel é recomendado pelo Ministério da Saúde e a Secretária Estadual de Saúde (Sesau). A medida é um complemento ao lavar as mãos e permanecer…

Leia Mais
Procon fiscaliza cobrança de preços abusivos nos estabelecimentos em Rondônia

Para garantir o direito dos consumidores em Rondônia e coibir a cobrança abusiva de valores de produtos durante o período de pandemia do Covid-19, o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) tem…

Leia Mais