×

TJRO celebra termo de cooperação técnica com Sebrae

Iniciativa busca oferecer capacitação às empresas de Rondônia para participar de processos licitatórios ofertados pelo PJRO.

TJRO celebra termo de cooperação técnica com Sebrae

Foto: Assessoria - TJRO

Uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Rondônia e do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia, deve oferecer aos empresários locais melhores condições de participação em processos licitatórios ofertados pelo Poder Judiciário. Por meio do Departamento de Aquisições e Gestão de Patrimônio (Deagesp), o Judiciário vai ofertar a capacitação sobre os requisitos e instrumentos necessários para habilitação das empresas.

As contratações públicas são instrumentos fundamentais à viabilização e manutenção das ações e missões das instituições públicas. Além da segurança jurídica, impessoalidade e vantagem contribuem para os aspectos sociais, econômicos e ambientais dos atores envolvidos, ensejando, inclusive, oportunidades para o fortalecimento e crescimento econômico de uma região. No entanto, nem todas as empresas conseguem vencer a burocracia e preencher todos os requisitos necessários. Para isso, o TJRO buscou a parceria do Sebrae, que, ao prestar consultoria avançada aos empresários locais por meio de programas nacionais, conhece a demanda do setor.

O diretor superintendente do Sebrae em RO, Daniel Pereira, destaca que a iniciativa busca capacitar empresários situados em municípios onde há a presença do Poder Judiciário para serem fornecedores. “Muitas vezes os fornecedores, micro empresários, têm habilidade para prestar determinado serviço, mas não está organizado do ponto de vista institucional e burocrático para participar desses processos”, justificou. O superintendente também disse que deve buscar apoio da Associação Rondoniense dos Municípios, pois a iniciativa deve gerar empregos e fomentar a economia da região.

continua após a Publicidade

Para o TJRO, a vantagem é garantir mais competitividade nas licitações e, por consequência, preços mais vantajosos. “Temos processos licitatórios que acabam desertos ou fracassados por conta dessas dificuldades, mesmo havendo empresas capazes de atender nossa demanda. Com isso, os fornecedores poderão conhecer as especificidades dos trâmites previstas em Lei, e se tornarem mais competitivos”, avaliou o secretário-geral do TJRO, juiz Rinaldo Forti.

Dentre os conhecimentos prestados na capacitação estão temas ligados às contratações públicas como licitações, pregões eletrônicos, sistema de registro de preços, nova Lei de Licitações e Planos anuais de contratação.

Ver comentários

Continue Lendo...

Foto: Ítalo Ricardo - Secom/Governo-RO

Quatro reeducandos foram responsáveis pela reforma.

Leia Mais
Mais de 663 jiparanaenses compareceram ao drive-thru de testes rápidos para covid-19 - Foto: Esio Mendes - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), disponibilizou mil testes para detecção do novo coronavírus em Ji-Paraná, nesta segunda-feira (12), no formato de drive thru, que consiste na realização…

Leia Mais
Em cumprimento às medidas de restrição social, o prédio está funcionando com 30% de ocupação, e todos os protocolos de segurança contra a infecção do vírus - Foto: Esio Mendes - Secom/Governo-RO

As atividades presenciais no prédio do “Tudo Aqui”, localizado na Avenida Sete de Setembro, em Porto Velho, retornaram na última terça-feira (6). O local concentra o maior fluxo de pessoas em busca de atendimentos, principalmente…

Leia Mais
Foto: Diego Queiroz-ALE/RO

Presidente da Assembleia Legislativa acolhe solicitação da entidade que representa os servidores.

Leia Mais
As vacinas recebidas em Rondônia são automaticamente distribuídas às Regionais de Saúde, no prazo de 24 horas - Foto: Daiane Mendonça - Secom/Governo-RO

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), ao receber do Ministério da Saúde (MS) as vacinas para imunizar a população do Estado, faz a distribuição de todas as…

Leia Mais