×

Câmara aprova ultrassom obrigatório para mulheres com risco de câncer

Exame é mais preciso que mamografia para detectar câncer de mama.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o Projeto de Lei (PL) 7.354/17, que estabelece a realização, no Sistema Único de Saúde (SUS), do exame de ultrassonografia mamária em mulheres jovens com elevado risco de câncer de mama. O texto segue agora para sanção presidencial.

A medida beneficia as mulheres que não podem ser expostas a radiação, na faixa etária de 40 a 49 anos, ou com alta densidade mamária.

De autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), o projeto altera a Lei 11.664/2008, que previa a realização do exame de mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Segundo a senadora, o exame de mamografia não se mostra adequado, nem suficiente para o diagnóstico do câncer de mama em mulheres com tecido mamário denso.

Publicidade

O exame será gratuito e feito mediante solicitação médica em unidades públicas de saúde ou em hospitais e clínicas conveniadas.

Ver comentários

Continue Lendo...

Número de casos de covid-19 no Brasil chega a 6.836 e mortes somam 241

Governo atualizou dados sobre avanço da pandemia no país.

Leia Mais
Entenda como são feitos os exames de Covid -19 no Lacen de Rondônia

O Laboratório Central de Rondônia (Lacen) com a chegada da pandemia do coronavírus no Estado possui uma grande responsabilidade em mãos: realizar os testes de possíveis pacientes infectados com o Sars-Cov- 2 (doença infecciosa que…

Leia Mais
Covid-19: 500 mil kits de teste rápido chegam ao Brasil

Exame permite que se tenha um resultado em apenas 15 minutos.

Leia Mais
Segunda remessa de Equipamentos de Proteção Individual chegou no sábado

Na manhã de sábado (28), a Secretaria de Estado da Saúde recebeu mais uma remessa de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais de saúde dos hospitais estaduais. Os materiais foram comprados muito antes…

Leia Mais
Secretaria de Estado da Saúde abre processo seletivo para contratação temporária de profissionais por tempo determinado

Para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), abre o processo seletivo para…

Leia Mais
Jaqueline Cassol remaneja R$ 2 milhões para Complexo Hospitalar Regional de Cacoal

O montante foi destinado pela parlamentar em julho de 2019.

Leia Mais