×

Publicidade

Dia mundial chama atenção para o estigma da obesidade

Dia mundial chama atenção para o estigma da obesidade

Foto: Ilustrativa/Pixabay

O dia 11 de outubro é a data em que se celebra o Dia Mundial da Obesidade, e na campanha deste ano, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica trazem a mensagem sobre a importância do combate à discriminação por causa do peso e de tratar o assunto com respeito.”Obesidade Eu Trato com Respeito”, é o tema da campanha.

“É fundamental aumentar a conscientização sobre prevalência, gravidade e diversidade do estigma do peso. Os retratos da obesidade na mídia frequentemente reforçam estereótipos imprecisos e negativos sobre as pessoas obesas, o que pode levar ao estigma do peso. As campanhas pedem uma movimentação para acabar com o uso de linguagem e imagens estigmatizantes e retratar a obesidade de maneira justa, precisa e informativa”, dizem as entidades.

Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade é fator de risco e agravante de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. O tratamento deve ser contínuo e acompanhado por profissionais capacitados para que o quadro não piore com o passar dos anos.

Publicidade

A data foi proclamada em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para apoiar soluções que ajudem as pessoas a alcançar e manter um peso saudável e estimular políticas de combate a esse problema de saúde pública. Cerca de 13% da população adulta do mundo é obesa. No Brasil, mais da metade dos brasileiros, 55,7%, estão com excesso de peso e a prevalência da obesidade é de 19,8%.

Ver comentários

Continue Lendo...

Especialista alerta para o diagnóstico precoce do câncer

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros. As dez principais mortes por câncer (Neoplasia Maligna) equivalem a 44,79% dos óbitos em Rondônia em 2019,…

Leia Mais
Capacitação da Agevisa fortalece o combate à dengue em Rondônia

Quando um caso de dengue, zika, ou chikugunya aparecem no estado, rapidamente a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) entra em ação para descobrir em qual região houve o contágio, a forma e como…

Leia Mais
Fapero abre inscrições para Oficina do Programa de Pesquisas

Para promover e estimular a produção de pesquisas científicas em saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa de Rondônia (Fapero)…

Leia Mais
Assembleia Legislativa apoia III Jornada de Reumatologia de Rondônia

Evento acontecerá no próximo final de semana no auditório do CRM em Porto Velho.

Leia Mais
Agevisa anuncia o “Dia D” de vacinação contra sarampo neste sábado

O Governo de Rondônia está fazendo todo esforço para bater a meta de vacinar 118 mil crianças de seis meses a cinco anos contra o sarampo até dezembro. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (16)…

Leia Mais
Hospital de Base em Porto Velho realiza encontro entre transplantados e comunidade

O Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado em 27 de setembro, mas todo o mês de setembro é lembrado como tempo de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Por isso nesta…

Leia Mais