×

Operação Sorriso realiza 55 cirurgias em pacientes com fissuras labiopalatinas

Operação Sorriso realiza 55 cirurgias em pacientes com fissuras labiopalatinas

Dr. Alexei Andrade, cirurgião plástico, com a equipe da Operação Sorriso local e pacientes - Foto: Sângela Oliveira - Secom/Governo-RO

O projeto “Operação Sorriso”, com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e Hospital Santa Marcelina, irá realizar de 4 a 7 de dezembro as cirurgias de lábio leporino e fenda palatina.

Para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 2, no Hospital Santa Marcelina, com demanda espontânea, sem agendamento prévio, indo diretamente ao hospital com todos os documentos do paciente e do responsável. Quem foi operado em 2018 também deve retornar nesta data para realizar a consulta pós-operatória de um ano.

Após a triagem, onde envolve nove especialistas de diversas áreas como pediatria, psicologia, anestesista, ortodontistas, dentistas e outras, os pacientes selecionados passarão por cirurgia com os voluntários da Operação Sorriso e também no Hospital Santa Marcelina, a partir do dia 4 de dezembro. Um time de 60 voluntários do Brasil e de outros países participará da missão.

Publicidade

De acordo com a enfermeira e coordenadora local da operação, pacientes que não forem selecionados nessa operação podem ser operado pelo médico Alexei Andrade, diretamente no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. “Desde o início do ano que estamos realizando essas cirurgias no HB, então quem não conseguir nessa ação, não irá precisar esperar até dezembro de 2020 para fazer a cirurgia”, disse Maria Maria José Micheletti.

De acordo com o diretor executivo da Operação Sorriso, o Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), que funciona durante a semana no Hospital de Base de Porto Velho, está atendendo os pacientes com fissura labiopalatina da região ao longo do ano e realizando as preparações pré-cirúrgicas e cirurgias mais simples, como as de lábio. “Graças ao trabalho do Nufis, em Porto Velho, estamos em um estágio diferente em relação às demais cidades onde realizamos missão. Em dezembro, esperamos encontrar uma demanda maior por cirurgias complexas de palato e outros reparos que demandam equipes mais especializadas”, explica Charles Rosenburst.

A ação acontecerá entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Hospital Santa Marcelina. Atendimento é gratuito e voltado para pacientes de todo o Estado. Mais informações pelo telefone (69) 9 8112-7846

Ver comentários

Continue Lendo...

Governo de Rondônia oferece mil vagas em mutirão de Catarata na região do Café

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), inicia em fevereiro, em Cacoal, a segunda etapa do mutirão de cirurgias de catarata, dando continuidade ao projeto de zerar a fila…

Leia Mais
Governo de Rondônia realiza mutirão de cirurgias ortopédicas em Cacoal

Serão 15 dias de cirurgias com uma intensificação nos finais de semana.

Leia Mais
Rondônia registra redução de 44% nos casos de HIV em grávidas em 2019

Em 2019, Rondônia registrou uma redução no índice de mulheres grávidas contaminadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) de 44%. Os números são positivos frente aos dados nacionais divulgados pelo Ministério da Saúde, que apresentou…

Leia Mais
Transplante de rins e córneas avançam na saúde pública de Rondônia em 2019

Em 2019, foram realizados em Rondônia 109 transplantes de rins e córneas. Os  procedimentos são coordenados e executados pela Central Estadual de Transplantes e a parte hospitalar (internações e cirurgias) acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro…

Leia Mais
Apoio da população é fundamental para prevenir dengue, zika e chikungunya em Rondônia

Com sete municípios em risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e 31 municípios em alerta, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) reforça à população de Rondônia sobre os cuidados para evitar…

Leia Mais
Centro de Diagnóstico por Imagem realizou mais de 18 mil exames no primeiro ano de atendimento

Neste sábado (21), o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) completa um ano de funcionamento na Capital. O CDI é referência em exames de alta complexidade, como ressonância magnética, ultrassonografias, tomografias, raios-x, endoscopia, mamografias, entre…

Leia Mais