×

Operação Sorriso realiza 55 cirurgias em pacientes com fissuras labiopalatinas

Operação Sorriso realiza 55 cirurgias em pacientes com fissuras labiopalatinas

Dr. Alexei Andrade, cirurgião plástico, com a equipe da Operação Sorriso local e pacientes - Foto: Sângela Oliveira - Secom/Governo-RO

O projeto “Operação Sorriso”, com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e Hospital Santa Marcelina, irá realizar de 4 a 7 de dezembro as cirurgias de lábio leporino e fenda palatina.

Para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 2, no Hospital Santa Marcelina, com demanda espontânea, sem agendamento prévio, indo diretamente ao hospital com todos os documentos do paciente e do responsável. Quem foi operado em 2018 também deve retornar nesta data para realizar a consulta pós-operatória de um ano.

Após a triagem, onde envolve nove especialistas de diversas áreas como pediatria, psicologia, anestesista, ortodontistas, dentistas e outras, os pacientes selecionados passarão por cirurgia com os voluntários da Operação Sorriso e também no Hospital Santa Marcelina, a partir do dia 4 de dezembro. Um time de 60 voluntários do Brasil e de outros países participará da missão.

Publicidade

De acordo com a enfermeira e coordenadora local da operação, pacientes que não forem selecionados nessa operação podem ser operado pelo médico Alexei Andrade, diretamente no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. “Desde o início do ano que estamos realizando essas cirurgias no HB, então quem não conseguir nessa ação, não irá precisar esperar até dezembro de 2020 para fazer a cirurgia”, disse Maria Maria José Micheletti.

De acordo com o diretor executivo da Operação Sorriso, o Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), que funciona durante a semana no Hospital de Base de Porto Velho, está atendendo os pacientes com fissura labiopalatina da região ao longo do ano e realizando as preparações pré-cirúrgicas e cirurgias mais simples, como as de lábio. “Graças ao trabalho do Nufis, em Porto Velho, estamos em um estágio diferente em relação às demais cidades onde realizamos missão. Em dezembro, esperamos encontrar uma demanda maior por cirurgias complexas de palato e outros reparos que demandam equipes mais especializadas”, explica Charles Rosenburst.

A ação acontecerá entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Hospital Santa Marcelina. Atendimento é gratuito e voltado para pacientes de todo o Estado. Mais informações pelo telefone (69) 9 8112-7846

Ver comentários

Continue Lendo...

Dezembro Vermelho é o mês que conscientiza sobre tratamento e prevenção ao HIV/Aids

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), através da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), realiza diversas ações para sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana),…

Leia Mais
Anvisa libera venda de produtos derivados da Cannabis no Brasil

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, negou o plantio de maconha para uso medicinal, mas autorizou a fabricação de produtos derivados da Cannabis. A decisão desta terça-feira estabelece uma série de requisitos para a…

Leia Mais
Agevisa lança o Dezembro Vermelho contra Aids em Rondônia

Em uma hora de trabalho, mais de 50 pessoas visitaram na manhã desta quinta-feira (28) a sala do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Policlínica Oswaldo Cruz, para testes de HIV e conhecimento de…

Leia Mais
Especialistas alertam: hábitos saudáveis e consulta médica regular ajudam a reduzir os riscos de câncer

Dia 27 de novembro é o dia Nacional de Combate ao Câncer e tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença, principalmente sobre a sua prevenção. De acordo com a Organização…

Leia Mais
Mutirão para cirurgias de catarata deve zerar a fila da regulação em Rondônia, prevê o governo estadual

Neste fim de semana, a Sol Oftalmologia lotou com homens e mulheres em mutirão de cirurgias de catarata*. Até o final do mês, mais quatrocentas pessoas serão operadas no mutirão organizado pela Secretaria Estadual de…

Leia Mais
Heróis do Bem emocionam e alegram crianças internadas

Os personagens do universo infantil que encantam as crianças, como o Capitão América, Homem Aranha, Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha, entre outros, levaram muita alegria aos pequenos pacientes internadas no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD),…

Leia Mais